Política

Patrocinio

Em Madri, deputado conhece iniciativas para impulsionar economia no RS

Camozzato conversou com responsáveis por projetos desenvolvidos na cidade espanhola

Deputado gaúcho conheceu projetos locais para inovação
Deputado gaúcho conheceu projetos locais para inovação Foto por: Divulgação

Durante visita ao South Summit, em Madri, na Espanha, o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) conheceu o programa de incubação de negócios coordenado pelo governo local. 

“Várias iniciativas que conhecemos no South Summit, em Madri, podem ser replicadas pelo governo do Estado e por diversas prefeituras do Rio Grande afora. Fomentar a inovação e o empreendedorismo é fundamental para atrairmos empresas no RS e melhorarmos a competitividade gaúcha”, avalia Camozzato. 

O deputado conversou ainda com o vereador madrilenho Ángel Niño, responsável pelo setor de inovação da cidade. Conforme Niño, o projeto, que está aberto para qualquer empresa do mundo, ajuda na acelerar negócios com a cessão de espaço, conexões e programas de capacitação para empreendedores. 

Conheceu ainda o projeto da prefeitura que dedicou um grande espaço para a instalação de empresas que testam iniciativas inovadoras na área do transporte. A cidade conta com ambiente regulatório experimental, permitindo que idéias tenham um período de adaptação e observação do governo antes de precisarem se encaixar nos parâmetros legais. 

Felipe Camozzato foi autor da lei que permite a prática em Porto Alegre e já protocolou projeto semelhante na Assembleia Legislativa, com o objetivo de estender essa possibilidade para todo o RS. 

Ao conversar com Ángel Niño Quesada, o deputado gaúcho conheceu mais detalhes sobre as parcerias público-privadas de Madri na área da Educação. Em uma delas, é feita a qualificação de professores em tecnologia e programação.