Maria Luiza Viotti é nomeada embaixadora do Brasil nos EUA
É a primeira vez que o Brasil terá uma mulher neste cargo no país norte-americano
publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a ministra Maria Luiza Viotti para exercer o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. O Senado já tinha aprovado a indicação dela para o cargo que passa a exercer a partir de hoje, conforme publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29.
Aos, 69 anos, Maria Luiza Ribeiro Viotti é mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UNB). Fez intercâmbio para os Estados Unidos na adolescência, o que influenciou sua opção pela carreira de diplomata. Foi a única mulher de sua turma no Instituto Rio Branco, onde deu início à carreira.
Foi a primeira embaixadora à frente da missão do Brasil junto às Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, onde ficou por quase seis anos, no segundo mandato de Lula e no primeiro de Dilma Rousseff, de 2007 a 2013. Dali, tornou-se a primeira mulher a chefiar a embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, de 2013 a 2016. Agora, se confirmada pelo Senado, será a primeira a comandar um dos postos de maior importância na diplomacia. No ano passado, também chegou a ser considerada como possível chanceler no atual governo - seria, então, a primeira ministra das Relações Exteriores do Brasil, o que não aconteceu.
Veja Também
- Comissão de ética da Câmara analisa ações contra deputados do PL e do PCdoB nesta semana
- Depois de oito anos, Maduro volta ao Brasil e se encontra com Lula
Outras nomeações
O Diário Oficial traz ainda as nomeações de Ricardo Neiva Tavares para a embaixada da França; de Paulino Franco de Carvalho Neto para embaixada do Egito; Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega para embaixada da Índia; Julio Glinternick Bitelli para a embaixada do Brasil na Argentina; e Everton Vieira Vargas para a embaixada do Brasil junto à Santa Sé.
Também foi publicada a nomeação de Sérgio França Danese para exercer o cargo de representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas. Em outro ato, o presidente nomeou o especialista em regulação de Aviação Civil Rafael José Botelho Faria para exercer a função de assessor do delegado permanente do Brasil junto à Organização de Aviação Internacional (OACI), em Montreal, Canadá, a partir de 1º de julho. Na mesma data, o atual ocupante do cargo, Marcelo de Souza Carneiro Lima, será exonerado da função.