Presidente nacional do Podemos projeta crescimento do partido no RS
Deputada federal Renata Abreu esteve em Porto Alegre para homenagem e reunião estratégica para 2024
publicidade
A vinda da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, a Porto Alegre não se limitou a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha. Além de ser homenageada na Assembleia Legislativa, a deputada federal por São Paulo participou da reunião de planejamento estratégico do partido para as eleições municipais de 2024 e da inauguração da nova sede estadual. "Não tenho dúvida que, em breve, o Podemos será um dos maiores partidos deste Estado", disse Renata, em uma das salas do prédio onde passa a funcionar a sigla.
No Estado, a meta do partido, sob comando do presidente Everton Braz, é ousada para um partido homologado a cerca de seis anos. A meta é eleger 30 prefeitos e 200 vereadores, com foco nas cidades acima de 50 mil eleitores. "Pretendemos chegar na eleição com 215 a 220 municípios com partido instalado e disputando", afirmou Braz na inauguração da nova sede do Podemos gaúcho no Centro Histórico. Atualmente, somente Marco Aurélio Nedel, em Crissiumal, está à frente de um Executivo municipal pela legenda.
Até por isso, o partido realiza movimentos de prospecção para ampliação de seu quadro de filiados na próxima janela partidária. Um exemplo é o atual prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta. Filiado ao PTB, o prefeito já anunciou que deixará o partido. Ele prestigiou a homenagem à Renata e também a inauguração da sede do Podemos, sendo convidado a sentar à mesa onde estavam, além da presidente, Braz, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, os deputados estaduais Airton Lima e Professor Claudio Branchieri, e o ex-deputado federal Maurício Dziedricki. Zanatta, no entanto, não confirma sua possível migração, admitindo possibilidade, mas ressaltando ter sido procurado por outros partidos, em especial o PSDB, e dizendo que tomará decisão em breve.
Federação pós-eleição
Certo é que o partido, pelo menos em 2024, não estará ingressará na federação PSDB-Cidadania. Embora deixe em aberto essa possibilidade após o pleito, Renata Abreu ressalta que o calendário eleitoral e a próximidade da janela partidária do ano que vem geraria "instabilidade nas bases". Na última quarta-feira, ela esteve com o governador Eduardo Leite, que é presidente nacional do PSDB, em Brasília.
"Estamos dialogando. A preocupação é justamente o timing. Os processos estão muito morosos na Justiça Eleitoral e a própria incorporação do PSC não foi homologada. Geraria instabilidade na base", explica a deputada federal.
A presidente da legenda ainda lembra que, devido a janela partidária, que se abre daqui pouco mais de dez meses, muitos vereadores ainda não puderam filiar-se ao Podemos. No caso de Porto Alegre, onde na majoritária o partido deve apoiar Sebastião Melo (MDB), o presidente do legislativo municipal Hamilton Sossmeier e o vereador Giovane Byl, ambos do PTB, que migrarão para o partido, e Fernanda Barth, do PSC, que foi incorporado, aguardando a homologação, são nomes para tentar renovar cadeiras e formar uma bancada forte no próximo pleito.
Veja Também
- Podemos anuncia incorporação do PSC; bancada terá 18 deputados e 7 senadores
- Podemos libera voto em Lula ou Bolsonaro no segundo turno
- Morre presidente de honra do Podemos, ex-deputado José de Abreu
Agendas em Porto Alegre
Por proposição do deputado estadual Airton Lima (Podemos), a deputada Renata Abreu recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, principal homenagem concedida pela Assembleia Legislativa, em cerimônia no Salão Julho de Castilhos.
Depois, a presidente nacional do partido conheceu as dependências da sede estadual da sigla, na Rua Caldas Júnior, no Centro Histórico de Porto Alegre. Lá, ela descerrou a placa que marcou a inauguração do prédio, nomeado com o nome do pai da deputada, o ex-deputado federal José de Abreu, presidente de honra do partido, falecido em 2022.
Ainda na noite de quinta-feira, Renata esteve na reunião estratégica do partido, no Chalé da Praça XV.