Lula sinaliza positivamente sobre exploração de petróleo no Amazonas

Lula sinaliza positivamente sobre exploração de petróleo no Amazonas

Declaração do presidente, em entrevista coletiva no Japão, contraria as posições da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Ibama

AE

Se forem identificados riscos reais, haverá veto à exploração, disse presidente

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou neste domingo, 21, que pode contrariar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e tomar partido em favor da ala desenvolvimentista do governo para autorizar a exploração de petróleo no Rio Amazonas pela Petrobras. "Acho difícil ter problema em explorar petróleo a 500km da Amazônia", afirmou o presidente em coletiva de imprensa no Japão.

Ainda assim, Lula declarou que, se forem identificados riscos reais, haverá veto à exploração. "Se extrair petróleo na foz do Amazonas em alto mar tiver problema, certamente não será explorado", acrescentou. O Ibama, contudo, já se manifestou de forma contrária à proposta da Petrobras para a região.

Pouco antes, em coletiva de imprensa, Lula voltou a dizer - em meio à queda de braço do governo - que a Amazônia não deve ser transformada em um santuário. "Quem mora na Amazônia tem direito a ter os bens materiais que todo mundo tem", avaliou o presidente.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895