Em Hiroshima, Lula se reúne com primeiro-ministro australiano
Reunião é a primeira de uma "série de encontros" que o presidente terá com líderes de outros países durante G7
publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta sexta-feira (19), em Hiroshima, durante reunião do G-7, com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, que o convidou para assistir a Copa do Mundo de futebol feminino na Austrália, em julho.
Lula e Albanese também conversaram sobre meio ambiente e relações trabalhistas – especificamente sobre a situação de trabalhadores de aplicativo. Outro tema discutido foi a necessidade de ampliar as relações comerciais entre os dois países.
Mais cedo, Lula postou nas redes sociais sobre a reunião com o primeiro-ministro australiano e lembrou que os dois países não se encontravam desde 2018. “Vamos trabalhar para cada vez mais aproximar nossos países”, disse.
Em Hiroshima, na primeira reunião bilateral de uma série de encontros que teremos no Japão. Conversei pela 1º vez com o primeiro-ministro da Austrália, @AlboMP. Desde 2018 não havia encontro entre nossos países. Falamos sobre a ampliação das relações Brasil - Austrália, a Copa do… pic.twitter.com/3Jq0pOS86f
— Lula (@LulaOficial) May 19, 2023
Agenda
A participação do Brasil na Cúpula do G7 começa oficialmente neste sábado (20) com duas sessões de debate. Uma delas vai tratar da cooperação entre os países para evitar crises, com foco em segurança alimentar.
O presidente brasileiro terá, também ao longo do sábado, reuniões reservadas com pelo menos seis autoridades.
No domingo (21), Lula participa da última sessão da Cúpula do G7 e fará reuniões reservadas com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com os primeiros-ministros da Índia e do Vietnã.
No final da tarde de domingo, ele se encontra com empresários japoneses e, na segunda-feira (22), conversa com jornalistas e antes de retornar ao Brasil.