Primeiro encontro bilateral de Lula no Japão será realizado nesta sexta-feira
Convidado para a cúpula do G7 no país asiático, presidente se reunirá com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese
publicidade
No Japão para participar da cúpula do G7, grupo que reúne as maiores economias mundiais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará ao menos sete encontros bilaterais com chefes de Estado. As reuniões começarão com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, nesta sexta-feira. Lula desembarcou na cidade de Hiroshima nessa quinta.
Neste sábado, às 8h45min, o presidente terá um encontro com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Foi ele que, na posição de presidente temporário do G7 e anfitrião do evento, convidou Lula para participar da cúpula, durante um telefonema no início de abril. Às 10h, Lula fará a terceira reunião bilateral da viagem, ao se reunir com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.
Após o almoço, às 15h, os líderes do G7 e os dos oito países convidados (Brasil, Índia, Indonésia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul e Vietnã) e de organizações internacionais farão a primeira sessão de trabalho da cúpula, com o tema "Trabalhando juntos para enfrentar múltiplas crises". Às 17h55min, Lula fará mais uma reunião bilateral, desta vez com o presidente da França, Emmanuel Macron.
Em seguida, às 18h25min, vai ocorrer a segunda sessão de trabalho com os participantes da cúpula, com o tema "Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável". O último compromisso do sábado será às 20h, quando o presidente brasileiro vai se reunir com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.
Na manhã deste domingo, às 9h40min, todos os chefes de delegação e cônjuges farão uma visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. O evento inclui uma cerimônia de deposição de flores no local, em homenagem às vítimas da bomba atômica. Depois, às 10h30min, ocorre a terceira e última reunião de trabalho da cúpula do G7 com os países convidados, com o tema "Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero".
Após o almoço, às 14h30min, o presidente vai se reunir com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Às 15h15min, Lula se encontra com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. Depois, às 17h, o presidente terá um encontro com um grupo de empresários japoneses e representantes do banco de financiamento JBIC. Participarão representantes dos conglomerados Mitsui, NEC, Nippon Steel e Toyota. Lula vai dar uma coletiva de imprensa às 8h, antes de embarcar de volta ao Brasil.
Veja Também
- Lula vai discutir sobre mudança climática e guerra da Ucrânia com premiê do Japão
- Países do G7 anunciam novas sanções contra "máquina de guerra" russa
Cirurgia quando voltar ao Brasil
Lula pode ser submetido a uma cirurgia no quadril direito nos próximos dias, depois que retornar do país asiático. A equipe médica do presidente informou ao R7 que avalia a necessidade de intervenção cirúrgica. Fontes próximas ao presidente afirmaram à reportagem que a possibilidade de diminuição do ritmo da agenda de Lula não é considerada. Médicos que acompanham o presidente também acham improvável que ele desacelere. Desde que tomou posse, Lula já foi aos seguintes países: Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal e Espanha, além do Japão.