STF conclui julgamento e torna réus mais 250 denunciados pelos atos extremistas de janeiro
Até o momento, o Supremo decidiu pela abertura de ações penais contra 550 pessoas acusadas de participação nos atos extremistas
publicidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento nesta segunda-feira (8) e decidiu tornar réus mais 250 denunciados pela participação nos atos extremistas de 8 de janeiro, em Brasília. Prevaleceu o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes.
Até o momento, o STF decidiu pela abertura de ações penais contra 550 pessoas acusadas de participação nos atos extremistas.
Moraes foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Luiz Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e pela presidente Rosa Weber. Os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça tiveram um entendimento diferente do relator.
O Supremo também vai começar a julgar nesta terça-feira (9) se mais 250 denunciados acusados de participação nos atos podem virar réus. O julgamento dos ministros, de forma virtual, vai ocorrer até a próxima segunda (15).
As denúncias fazem parte de diversos inquéritos que tramitam na Corte. Em um deles, há uma investigação sobre o planejamento e a responsabilidade intelectual dos atos. Em outro, investigam-se os participantes da invasão que não foram presos em flagrante.