Líder do Republicanos diz que vai indicar Damares e Cleitinho para o colegiado da CPMI do 8/1
Segundo o senador Mecias de Jesus, a medida será feita por acreditar que parlamentares "vão representar os ideais do partido"
publicidade
O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), líder do partido na Casa, afirmou nesta quarta-feira que indicará os senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Cleitinho (Republicanos-MG) para fazer parte do colegiado da CPMI do 8 de Janeiro. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito foi criada nessa quarta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Segundo o parlamentar, a indicação será feita por acreditar que os colegas "vão representar os ideais do partido, ajudando a identificar todos os envolvidos" nos atos extremistas que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília.
A manifestação do senador foi feita pelas redes sociais. Confira:
Finalmente foi lido o requerimento da CPMI do 8 de janeiro e logo será instalada a Comissão para apurar de fato os reais culpados desse triste episódio. Eu assinei a criação da CPMI, pois acredito que a verdade precisa ser esclarecida.
— Mecias de Jesus (@meciasdejesus) April 26, 2023
Função da CPMI
A CPMI tem alguns poderes semelhantes aos das autoridades policiais: pode convocar depoimentos, fazer diligências, promover audiências públicas e até quebrar o sigilo bancário, fiscal e de dados dos investigados.
Com a leitura do requerimento no plenário, agora os blocos partidários se organizam para indicar os membros da comissão, que, segundo o regimento interno, deve ter o mesmo número de deputados e de senadores.
Essas indicações levam em consideração o tamanho dos partidos e dos blocos partidários nas duas Casas. Quanto maior o bloco, mais representatividade dentro da comissão e mais chances de conseguir indicar os nomes para a presidência e para a relatoria.