Cappelli diz que “vai acelerar” renovação de quadros do GSI a pedido de Lula
Declarações foram feitas após encontro com o ministro do STF Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira
publicidade
O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, disse que há uma determinação de Lula para renovar o quadro de servidores do órgão e que "vai acelerar isso". Ele afirmou que já foram substituídos 35% dos funcionários do GSI.
As declarações foram dadas após encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira. A reunião ocorreu após o GSI divulgar imagens dos atos extremistas no Palácio do Planalto ocorridos em 8 de janeiro.
Após a conversa, Cappelli disse que a vista foi "institucional" e serviu para saber se as informações estavam suficientes. Ele afirmou também que conversou com ex-ministros da Defesa para pegar informações históricas e apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sobre o fim do GSI, disse que cabe a Lula decidir. "[O] GSI tem mais de 80 anos, órgão de Estado. Há uma sindicância aberta e se servidores fizeram condutas erradas vai ser apurado. Civis ou militares. O prazo final é 30 de maio, mas estamos tentando antecipar", afirmou. Na semana passada, Cappelli determinou que o sigilo das imagens do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro fosse retirado.