Agricultor vai viabilizar estrutura de irrigação com financiamento do BRDE

Agricultor vai viabilizar estrutura de irrigação com financiamento do BRDE

João Carlos Vendrusculo irá investir R$ 2,5 milhões liberados pelo programa Mais Agro da instituição gaúcha

Correio do Povo

Produtor aplicará os recursos na implantação de estrutura de irrigação por meio de pivôs

publicidade

 

Um dos grandes desafios ao agronegócio gaúcho é mitigar os efeitos dos períodos de estiagem, que se tornaram mais recorrentes nos últimos anos. Através de linhas de crédito específicas para aquisição de sistemas de irrigação, o Banco Regional de Desenvolvimento do extremo Sul (BRDE) vem apoiando produtores rurais na estruturação de projetos que representam garantia de uma melhor produtividade na lavoura. É o caso do produtor João Carlos Vendrusculo, que acaba de fechar um financiamento com o banco para aquisição de duas novas estruturas para irrigação, tipo pivô central.

O investimento é de R$ 2,5 milhões e foi liberado através do programa “Meu Agro é BRDE”. Para o diretor de Planejamento, Leonardo Busatto, a parceria do banco em projetos de irrigação é estratégica. “Todos acompanhamos o quanto a estiagem impacta na nossa economia, provocando quedas do PIB acima da média nacional. Na medida que o produtor conseguir ampliar as áreas irrigadas, significa mitigar esses riscos”, frisou Busatto.  O vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, acompanhou a celebração do contrato, realizada nesta sexta-feira (dia 1º/09), na 46ª Expointer, em Esteio.

Com as novas unidades, o produtor de soja no município de Tupanciretã pretende ampliar para 20% de área irrigada na sua propriedade de oito mil hectares. Os resultados alcançados com os sistemas de irrigação já empregados na propriedade em termos de produtividade na lavoura mesmo com a escassez de chuva, conforme Vendrusculo, motivaram a nova parceria com o BRDE. Através de linhas exclusivas para a irrigação, disponíveis tanto a produtores rurais como empresas do agronegócio, o banco apoia projetos que racionalizem a utilização de água e melhorem as condições para produção e conservação de recursos hídricos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895