Recorde de maior fondue do Brasil é alcançado durante a Expointer
Associação de indústrias de laticínios bateu o recorde como meio de divulgar o setor
publicidade
O maior fondue do Brasil foi servido nesta quinta-feira (31) para os visitantes da 46ª Expointer. Com 420 quilos de queijo de 40 agroindústrias, a Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (APIL) inaugurou o recorde, para o qual não havia tentativas anteriores. A façanha está sendo auditada pela RankBrasil, empresa especializada que avalia recordes apenas em território nacional.
O objetivo é servir 3 mil pessoas e, assim, também inaugurar o recorde de maior número de pessoas servidas com uma preparação de fondue. Para a receita foram usados os queijos ementhal, gruyere, cobocó e colonial, além de conhaque e vinho branco para conferir mais sabor ao queijo. Dos 420 quilos de queijo, 240 foram derretidos. Os outros 180 quilos foram picados para serem mergulhados no fondue.
Veja Também
- Expointer 2023: confira preços, horários, onde comprar ingressos e o mapa da feira
- O touro mais pesado da Expointer 2023 é da Raça Limousin
- Caminho aberto para o selo verde do Rio Grande do Sul
- Codesul realiza reunião com representantes da cadeia produtiva do tabaco na Expointer
- Número de produtores de leite vinculados à indústria caiu 60% desde 2015
"Selecionamos os queijos fundidos, que são os queijos de massa mais cremosa, e essa textura todo mundo já conhece. Ele é servido com queijos de todos os associados da Apil e pãezinhos de fermentação natural feitos por nós", conta o chef Christopher Machado, responsável pela elaboração e preparação da receita.
Em 2019, a Apil já havia batido o recorde de maior pizza do Brasil. "Mas quando era a pizza não tínhamos o queijo como elemento central e hoje a gente quer pegar o queijo como principal", explica o chef. "Temos o objetivo de atingir 3 mil pessoas e mostrar à população a importância do nosso segmento lácteo", complementa o presidente da Apil, Humberto Brustolin.