Coleta de óvulos de vaca ao vivo demonstra manejo eficiente na Expointer

Coleta de óvulos de vaca ao vivo demonstra manejo eficiente na Expointer

O Tronco de Contenção é fundamental para que o animal e o veterinário não se machuquem

Correio do Povo

A utilização de um tronco de contenção evita que os animais, os veterinários e os funcionários das fazendas se machuquem

publicidade

A primeira coleta de óvulos de uma vaca ao vivo na Expointer foi realizado na manhã de quarta-feira, no estande da Romancini Troncos e realizado pela empresa Singamia. O objetivo da demonstração do procedimento, que é uma das etapas mais importantes no ciclo da reprodução bovina, é mostrar, em especial para os produtores, que a utilização dos troncos de contenção ajuda na realização de uma coleta segura.

“Na cadeia de produção leiteira, por exemplo, não é usual o tronco de contenção, então, essa demonstração que servirá justamente para mostrar que o animal, tanto no corte, quanto no leite, precisa ser contido de maneira segura. E também que não adianta investir no melhor laboratório, na melhor coleta de embriões, no melhor veterinário, se você não tiver um instrumento adequado, pois, geralmente, ele fica preso só pelo pescoço e isso faz com que o animal fique mais agitado, o que faz que a aspiração (do óvulo) não seja segura, nem pro médico veterinário e nem para o animal”, destacou a Lu Romancini, CEO da Romancini Troncos.

A médica veterinária e diretora-geral da Singamia, Rafaela Faresin Pastório, que realizou o procedimento, junto com a sua equipe, destaca que a vaca utilizada no evento, a Lilica, da Fazenda Kunz, de Presidente Lucena, é um exemplar tem alta produção leiteira e que foi escolhida pelos proprietários para difundir o melhoramento no rebanho da propriedade. Rafaela também destaca que a utilização do equipamento para manter o animal contido é fundamental para a realização do procedimento.

Equipe da Singamia fez a coleta dos óvulos da vaca Lilica, da Fazenda Kunz, de Presidente Lucena - Foto: Luciene Gazeta / Matriz Comunicação / Divulgação / CP

“Fizemos essa parceria porque notamos que existe uma carência muito grande pelo básico de uma fazenda. Então, um tronco de contenção é fundamental para que o processo de aspiração folicular, inseminação e qualquer outro trabalho veterinário, seja seguro, tanto pra nós médicos veterinários, como também para os animais. Então, o animal contido com segurança firme no pescoço e na sua lateral, não terá o risco de se bater e se machucar. E também nós médicos veterinários, não seremos atingidos por um coice ou acabaremos nos machucando nesse trabalho. Então é de suma importância ter um tronco nas propriedades onde trabalhamos”, afirmou a médica veterinária.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895