Secretaria de Desenvolvimento Rural lança na Expointer o Selo Sabor Gaúcho Orgânico

Secretaria de Desenvolvimento Rural lança na Expointer o Selo Sabor Gaúcho Orgânico

Objetivo da certificação é fomentar as agroindústrias familiares da cadeia deste tipo de alimento

Correio do Povo

Secretário da SDR, Ronaldo Santini, fez o lançamento do Selo Sabor Gaúcho Orgânico na 46ª Expointer, no espaço RS Innovation Agro

publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Rio Grande do Sul lançou na manhã desta quarta-feira, no espaço RS Innovation Agro, na 46ª Expointer, em Esteio, o Selo Sabor Gaúcho Orgânico, uma derivação do Selo Sabor Gaúcho, que já está consolidado no Estado. O objetivo da certificação é fomentar as agroindústrias familiares do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) que possuem esse tipo de origem.

Além de agregar valor às agroindústrias com produtos de matéria-prima oriundos de produção orgânica, o selo busca promover a segurança alimentar e nutricional da sociedade, a sustentabilidade rural e o fomento ao setor produtivo de alimentos orgânicos.

“O selo Sabor Gaúcho já é uma identidade de um produto com muita força no que se diz respeito à abertura de espaço de mercado. Toda vez que encontramos um produto na prateleira do supermercado ou em uma feira com esse selo sabemos que ele passou por rígido processo de acompanhamento, de fiscalização e de identidade para ostentar essa certificação. E agora, com o selo Sabor Gaúcho Orgânico, temos ainda mais um estímulo para que esse período de transição que a gente busca de melhoramento de plantio e de qualidade de produto seja estimulado cada vez mais. É uma grande conquista para o Rio Grande do Sul, que sai na frente e coloca essa conferência para os nossos produtores”, comemorou o secretário da SDR, Ronaldo Santini.

De acordo com Santini, o programa das agroindústrias do RS que produzem orgânicos são mais de 300, sendo que 27 delas estão expondo seus produtos na Expointer, e todas podem buscar a certificação. “Estamos saindo do evento para ir para o Pavilhão da Agricultura fazer a identificação de algumas e colar (o selo). A ideia é que o mais rápido possível a gente possa agregar todas”, destacou o secretário.

Para aderir ao selo, as agroindústrias deverão apresentar ao Peaf a certificação orgânica emitida por certificadora ou organismos participativos de avaliação de conformidade orgânica credenciada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As solicitações deverão ser encaminhadas para o Departamento de Ações Integradas da SDR, por meio da Divisão de Fomento à Produção Orgânica e de Baixo Carbono.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895