Expointer exalta produção e produtores
Programação de entidades voltadas à agropecuária, que estarão presentes na Expointer, enfocam o trabalho que é desenvolvido por milhares de agricultores e pecuaristas gaúchos e brasileiros e seu impacto na economia
publicidade
Durante os nove dias de Expointer, produtores, estudantes, empresas e público em geral terão inúmeras oportunidades de interagir e trocar muita informação. Abaixo confira a programação de algumas entidades que se prepararam para trazer o que têm de melhor a ser compartilhado na exposição:
EMATER
A Emater/RS-Ascar terá seus espaço alinhados com o tema "Inovação e Tecnologia em Busca da Sustentabilidade e Sucessão Rural". A casa da Emater está localizada junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar e, no total, contará com 18 parcelas: agroindústria familiar, agricultura de base ecológica, biodiversidade, bovinocultura de leite, bubalinocultura, caminhos do mel, educação e saneamento ambiental, fruticultura, homeopatia no cultivo de plantas bioativas, inspeção de pulverizadores, olericultura, pecuária familiar, piscicultura, plantas ornamentais, projeto flores para todos, secagem e armazenagem de grãos e sucessão rural.
FARSUL
A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) destaca em sua ampla programação a Vitrine da Carne Gaúcha que acontece no estande do programa Juntos Para Competir, no pavilhão internacional. O evento contará com 23 oficinas realizadas de duas a três vezes por dia, entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro, em parceria com entidades da pecuária do Estado.
EMBRAPA
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançará tecnologias como a cultivar de morango BRS DC25 (Fênix), que promete plantio antecipado e produção por até sete meses; a plataforma para avaliação genômica na seleção de bovinos de corte para eficiência alimentar na raça Angus; o Índice Real de Carcaça para as raças Hereford e Braford e a calculadora de acasalamento. A cerimônia, que deve contar com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, ocorre em 31 de agosto, às 16h, no estande da Embrapa. Confira a agenda completa no site: embrapa.br/expointer.
CNA
O Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais fará a comercialização de produtos como azeites, cachaça, vinhos, espumantes, mel, noz pecã e queijos que fazem parte do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais e do Projeto Agro.BR da Confederação Da Agricultura e Pecuária (CNA). Nesse espaço, o público também vai ter a oportunidade de participar de degustações harmonizadas conduzidas por especialistas sempre às 10h30, 14h, 15h, 16h e 17h.
SEBRAE
Para promover as principais riquezas e sabores produzidos em solo gaúcho, o estande do Programa Juntos Para Competir (JPC) na Expointer 2023 faz uma série de ações junto às cadeias produtivas da vitivinicultura, horticultura, pecuária de corte e leite e derivados. No Pavilhão Internacional da feira, o espaço vai promover oficinas diárias de harmonização – com vinhos, espumantes, sucos, queijos e doce de leite – além de apresentações com chef de cozinha preparando pratos com cortes de carnes das principais associações de raças.
Veja Também
- Passarela aberta na Expointer 2023 para o melhor da pecuária
- Expointer 2023: confira preços, horários, onde comprar ingressos e o mapa da feira
- O que você precisa saber sobre a Expointer 2023
*Sob supervisão
de Nereida Vergara