Audiência conjunta foca no enfrentamento das estiagens cíclicas no Estado

Audiência conjunta foca no enfrentamento das estiagens cíclicas no Estado

Encontro abordou ações de irrigação, armazenamento de água e recuperação de mananciais

Patrícia Feiten

Encontro teve presença de lideranças do setor agropecuário, autoridades e técnicos

publicidade

Promovida nesta sexta-feira (11) no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, a audiência conjunta das Comissões de Agricultura do Senado e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi focada na discussão de estratégias permanentes para o enfrentamento das estiagens cíclicas no Estado. O encontro, que teve a presença de lideranças do setor agropecuário, autoridades e técnicos, abordou ações de irrigação, armazenamento de água e recuperação de mananciais.

Coordenado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP), a audiência teve a participação do geólogo Claudio Pereira de Oliveira, da HidroGeo, que apontou regiões gaúchas mais favoráveis à instalação de poços para captação de águas subterrâneas, como a Planície Costeira e a Fronteira Oeste. O geólogo Rogério Porto fez uma apresentação dos inventários hidrológicos e projetos existentes no Estado desde 1989.

Outra participação coube ao presidente do Instituto Espinhaço, de Minas Gerais, Luiz Oliveira. A organização desenvolve projetos de recuperação ambiental em 3 mil propriedades rurais em 11 estados. “O Rio Grande do Sul é o terceiro estado em perda de superfície de águas”, disse Oliveira. Ao apresentar o esboço de um Programa Pró-Águas para o Rio Grande do Sul, ele defendeu uma gestão integrada de territórios hídricos, com captação de recursos da iniciativa privada para os investimentos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895