Senar-RS oferece oficinas de defensivos agrícolas

Senar-RS oferece oficinas de defensivos agrícolas

Foram apresentadas quatro tipos de ponteiras, algumas delas contendo especificações para evitar a deriva

Taís Teixeira

Atividade gratuita tem por objetivo orientar os produtores rurais

publicidade

Para orientar o produtor sobre a forma correta de aplicar inseticidas, herbicidas e fungicidas, o Senar-RS preparou oficinas gratuitas sobre Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas para o público que visitar seu estande na Expodireto Cotrijal. A atividade ocorre em parceria com as empresas Bayer e TeeJet, referência no mercado mundial. 
De acordo com a técnica em formação profissional rural do Senar, Patrícia Goergen, a ação tem por objetivo informar os produtores rurais sobre conceitos e cuidados no uso de defensivos na agricultura. “Esses manejos podem otimizar processos, aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar”, explica Patrícia. 

O coordenador de pesquisa e treinamento da Teejet, Max Oliveira, apresentou quatro tipos de ponteiras, algumas delas contendo especificações para evitar a deriva – quando a aplicação não chega ao alvo. 

“Na nossa parceria com o Senar, estamos trabalhando no treinamento de aplicadores, já que a Instrução Normativa 42, que deve entrar em vigor no dia 1º de junho, vai estabelecer esta exigência”, diz Oliveira.

A especialista de manejo inteligente da Bayer, Ana Clara Gomes, mostrou o tanque de simulação de lavagem de barra, evidenciando as adaptações para evitar o acúmulo de resíduos, e o simulador de lavagem de tanque, destacando a importância da agitação da calda para impedir o sedimento das partículas do produto e a adição do sistema de chuveirinho, que vai ajudar na limpeza das paredes do tanque de aplicação. Ela também mostrou o túnel de vento. “Demonstra o vento batendo na direção da ponta, o que permite ver a questão da deriva que se tem como tamanho desse componente”, salienta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895