Fórum Florestal destaca integração lavoura, pecuária e floresta

Fórum Florestal destaca integração lavoura, pecuária e floresta

Evento ocorreu na manhã desta quinta-feira

Correio do Povo

O tema do evento foi "Mudanças climáticas, o impacto vem da pecuária?"

publicidade

O 14º Fórum Florestal do Rio Grande do Sul ocorreu na manhã desta quinta-feira, na 22ª Expodireto Cotrijal, com o tema "Mudanças climáticas, o impacto vem da pecuária?". No evento, a integração lavoura, pecuária e floresta foi apresentada como potencial revolução do agronegócio brasileiro, a partir de explanações dos pesquisadores da Embrapa Josiléia Zanatta, Márcia Cristina Teixeira da Silveira e Vanderley Porfírio da Silva.

Partindo da explicação de que o metano, um dos gases poluentes da atmosfera, é produzido pela ação de bactérias que se desenvolvem no rúmen dos animais, o manejo eficiente foi apontado como uma das soluções para um sistema mais sustentável. Um exemplo relatado foi o da carne carbono neutro (CCN), produzida em conjunto com árvores plantadas, que têm a capacidade de neutralizar a emissão de metano dos animais. “Os resultados demonstram que é possível garantir produtividade por área, de forma a aumentar a lucratividade do produtor, sem abrir mão de ter cobertura do solo, que impactará na manutenção ou aumento de estoque do carbono do solo, mitigação da emissão de gases de efeito estufa, além de gerar um efeito poupa-terra”, afirmou a palestrante Márcia Cristina.

“A integração lavoura, pecuária e floresta pode ser entendida como uma inovação porque modifica os atributos da produção agropecuária, com impacto na forma como ela é percebida pela sociedade. Requer mudanças na forma de produzir e introduzir um novo paradigma ao modelo de negócio vigente na agropecuária”, afirmou Da Silva, na palestra que finalizou o evento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895