Ministros chegam quinta no RS para conferir danos da estiagem ao campo
Comitiva vai a Hulha Negra e deve anunciar medidas de apoio federal aos agricultores gaúchos
publicidade
Uma comitiva interministerial desembarca no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira para conferir de perto os danos causados pela terceira estiagem seguida aos agricultores gaúchos. O grupo conta com os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além de Edgar Pretto, futuro presidente da Conab.
O grupo deve desembarcar em Canoas, pela manhã, e seguir para Bagé. De lá, partirá para Hulha Negra, um dos municípios mais castigados pela falta de água neste verão. Na agenda, estão visitas a famílias assentadas e um ato oficial, sobre o qual recaem as esperanças dos agricultores. A expectativa é que sejam anunciadas medidas de socorro à falta de água para consumo humano e animal, além de auxílio à tomada de crédito.
" Já entregamos e discutimos a pauta com os ministros. Agora, nós esperamos resposta. Acredito que eles não venham aqui só pra olhar", avalia o presidente da Federação dos Trabalhadore na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Siva.