Programa Sentinela fiscalizou 4,8 mil bovinos no primeiro trimestre

Programa Sentinela fiscalizou 4,8 mil bovinos no primeiro trimestre

Área monitorada por equipes na fronteira abrange 59 municípios

Patrícia Feiten

publicidade

As equipes do Programa Sentinela, que monitora a área de fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, percorreram 13 mil quilômetros no primeiro trimestre deste ano. No período, promoveram 15 operações, fiscalizaram 4.857 bovinos, 594 ovinos e 233 equídeos, vistoriaram 64 propriedades e realizaram 778 ações de educação sanitária. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). 

Segundo o fiscal estadual agropecuário Francisco Lopes, coordenador do programa, do total de bovinos fiscalizados, 1.751 estavam irregulares, 668 foram apreendidos, 177 estavam fora das propriedades (gado de corredor) e 18 foram sacrificados. Além dessas operações, no dia 30 de abril, a equipe do Sentinela interditou um galpão no município de Doutor Maurício Cardoso, na fronteira com a Argentina. No local, funcionava um açougue e uma fábrica de embutidos clandestinos. 

O Sentinela, que completa dois anos em julho, monitora 1,2 mil quilômetros em 59 municípios da fronteira, com o apoio das forças de Defesa e Segurança.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895