Colheita de noz-pecã deve render 4,1 mil toneladas

Colheita de noz-pecã deve render 4,1 mil toneladas

Abertura Oficial da Colheita ocorreu nesta sexta-feira (13)

Correio do Povo

Autoridades e produtores comemoraram a qualidade da safra

publicidade

A colheita da safra gaúcha de noz-pecã, aberta oficialmente nesta sexta-feira (13), em Encruzilhada do Sul, foi marcada pelo otimismo com relação à qualidade dos frutos obtidos este ano. Mesmo com a estigem do último verão, que prejudicou a produtividade em torno de 20%, o momento foi de integrar autoridades, produtores e conhecimento.

De acordo com Paulo Lipp, diretor de Políticas Agrícolas da Secretaria da Agricultura (SEAPDR), a expectativa é de uma safra de 4,1 mil toneladas de noz pecã, ante as 5,5 mil toneladas colhidas em 2021. “A estiagem prejudicou um pouco”, afirma o diretor. 

A produtora Marlei Cristine Pranke, anfitriã do evento, apresentou seu pomar e a qualidade das suas nozes aos visitantes. Segundo ela, o aumento da idade das árvores e a adoção do sistema de irrigação resultaram na colheita de 500 quilos por hectare na propriedade. “Teremos uma safra muito boa e ficamos muito satisfeitos por sediar este evento e unir forças”, ressalta. A produtora investe no cultivo há dez anos. “Como nossa cultura é ainda muito jovem no Estado, precisamos buscar mais tecnologia adaptada à nossa realidade, mais recursos e projetos para a nossa cadeia”, pontua. 

A cerimônia contou com o secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes, autoridades, dirigentes e produtores. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895