Brasil terá primeira IP do mundo para vinho tropical

Brasil terá primeira IP do mundo para vinho tropical

Pedido de registro foi depositado junto ao INPI em dezembro pelo Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf)

Carolina Pastl*

Irrigação do rio São Francisco possibilita produção de uva no Nordeste

publicidade

A Embrapa estima que, ainda neste ano, o Brasil deve se tornar o primeiro país do mundo a ter vinhos tropicais com o selo de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) para o Vale do Rio São Francisco.

O pedido de registro foi depositado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pelo Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf), região que engloba oito municípios do eixo Petrolina-Juazeiro, entre Pernambuco e Bahia. A IP reconhece uma área pelas características de sua produção, extração ou fabricação de determinado produto.

“Com irrigação do (rio) São Francisco, a produção de uva se torna fabulosa, pois há água e calor na medida certa”, garante o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, Giuliano Elias Pereira, que coordenou a iniciativa.

A estruturação da IG iniciou em 2013, reuniu sete instituições e 42 pessoas e está vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tenológico (CNPq).

*Sob supervisão de Elder Ogliari


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895