Rural

Festival Primavera Rural mobiliza mais de mil pessoas na primeira edição

Evento em propriedades agrícolas de Porto Alegre celebrou o campo com música, gastronomia e vivências imersivas em 14 propriedades

A programação foi diversa, como vivenciar oficinas de agroecologia, turismo equestre, colheita de alimentos e apresentações culturais
A programação foi diversa, como vivenciar oficinas de agroecologia, turismo equestre, colheita de alimentos e apresentações culturais Foto : Alex Garcia / Divulgação / CP

A primeira edição do Festival Primavera Rural: Caminhos e Sabores do Campo, de 26 e 28 de setembro, movimentou a zona sul de Porto Alegre com experiências imersivas em 14 propriedades rurais. A programação reuniu famílias agricultoras e moradores da cidade em atividades de turismo rural, cultura campeira e gastronomia regional, contabilizando 1010 participantes ao longo dos três dias.

A abertura contou com a presença do humorista Guri de Uruguaiana, embaixador do festival, que levou descontração e arrancou risadas do público na solenidade de abertura. Outro ponto alto foi a trilha no Morro da Tapera, que reuniu mais de 150 pessoas em um percurso de contemplação da natureza e valorização do território rural.

Com uma programação diversa, o público pôde vivenciar oficinas de agroecologia, turismo equestre, colheita de alimentos, apresentações culturais, teatro infantil e feira de produtos locais e até aula de culinária com o chefe especialista Marcelo Schambeck - sobre alimentos não convencionais. O encerramento ficou por conta do show com Grupo Carqueja, Kauanny Klein (voz) e Adriana de Los Santos (acordeon), que animou os visitantes com música tradicional gaúcha e fechou a programação em clima de celebração na cabanha da Figueira.

Para Noara Tubino, gestora do festival, o evento marcou um novo momento para os Caminhos Rurais de Porto Alegre.

“A cada atividade, vimos o quanto as pessoas estavam abertas a descobrir e valorizar o que é produzido aqui. Foi uma oportunidade de fortalecer a agricultura familiar, destacar o protagonismo das mulheres no campo e mostrar que a zona rural da capital tem muito a oferecer”, destacou Noara.

Realizado pela Cooperativa dos Caminhos Rurais de Porto Alegre e do Núcleo de Mulheres Rurais de Porto Alegre o evento contou com patrocínio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, e criado por Strategisa, apoio do Sebrae, Badesul, Instituto Identidade RS, Sindicato Rural de Porto Alegre e Reuters&Mertens Advocacia Previdenciária e Agrária.

Até dezembro

As rotas dos Caminhos Rurais seguem disponíveis ao público até dezembro. Basta acessar www.caminhosrurais.com.br e agendar sua programação.