PIB da agropecuária recuou 3,3% no terceiro trimestre

PIB da agropecuária recuou 3,3% no terceiro trimestre

No ano, setor acumula crescimento de 18,1% até setembro, de acordo com IBGE; na comparação com o terceiro trimestre de 2022, houve avanço de 8,8%

Correio do Povo, com Agência Estado e Agência Brasil

No terceiro trimeste, o setor gerou uma receita de R$ 154 bilhões.

publicidade

Após cinco trimestres com índices positivos, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária caiu 3,3% de julho a setembro de 2023 frente ao segundo trimestre do ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. No terceiro trimeste, o setor gerou uma receita de R$ 154 bilhões.

Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a agropecuária atingiu seu maior patamar no trimestre anterior e, no terceiro, houve a saída da safra da soja, a maior lavoura brasileira, que é concentrada no primeiro semestre. “Então, há a comparação de um trimestre em que há um grande peso da soja com outro em que ela não pesa quase nada”, explicou Rebeca, de acordo com a Agência Brasil. Ela observou, no entanto, que o ano está sendo bom para a atividade agropecuária, que acumulou crescimento de 18,1% até o terceiro trimestre.

Na comparação entre o terceiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2022, o PIB do agro avançou 8,8%, graças, principalmente, ao desempenho de alguns produtos da lavoura que têm safra relevante de julho a setembro, como milho (+19,5%), cana-de-açúcar (+13,1%), algodão herbáceo (+12,5%) e café (+6,9%). Também houve contribuição positiva das estimativas para a pecuária no período analisado.

De acordo com o IBGE, a agropecuária foi determinante para o resultado das exportações brasileiras de bens e serviços, que mostraram crescimento de 3% no terceiro trimestre de 2023 frente ao trimestre anterior. “A exportação foi muito influenciada positivamente por esse recorde que a gente está tendo nas safras de soja e milho. Então, o que se destaca mais dentro da exportação é a agropecuária e, depois, a parte de extrativa mineral, que no acumulado do ano é a atividade que mais cresceu em 2023 depois da agro”, informou Rebeca.

Soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, o PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023 frente ao trimestre anterior. Entre os três grandes setores econômicos, enquanto a agropecuária recuou 3,3%, indústria e serviços cresceram com a mesma taxa, de 0,6%, na mesma base de comparação.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895