Leilões da Conab comercializam 234 mil toneladas de trigo do Rio Grande do Sul

Leilões da Conab comercializam 234 mil toneladas de trigo do Rio Grande do Sul

Quantidade representa metade das operações realizadas pela companhia, que soma 456 mil toneladas

Nova rodada de leilões deve ocorrer na próxima quinta-feira

publicidade

Em quatro rodadas de leilões de apoio à comercialização e ao escoamento de trigo, agricultores e empresas gaúchas negociaram 234,8 mil toneladas do cereal. A quantidade representa mais de 50% das operações feitas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que soma 456,2 mil toneladas.

Nos leilões realizados na quinta-feira, apenas com produtores e empresas gaúchas, foram negociadas 31,9 mil toneladas, entre Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro). Uma nova rodada de leilões está agendada para a próxima quinta-feira (30)

O apoio à comercialização por meio do PEP e Pepro pretende estimular a cadeia produtiva nacional do trigo, estabilizando o mercado e garantindo renda ao produtor rural – um dos objetivos centrais da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM).

Os leilões são realizados com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que reservou R$ 400 milhões para o escoamento do trigo em grãos da safra 2023/24 para fora dos estados de origem de produção.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895