Governo federal anuncia política de subvenção temporária para o leite

Governo federal anuncia política de subvenção temporária para o leite

Medida será estabelecida por grupo interministerial, que também deve criar uma linha de crédito para fortalecer as cooperativas do setor

Correio do Povo

Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, instituiu colegiado para executar ações

publicidade

O governo federal deve estabelecer uma política de subvenção temporária para o leite e criar uma linha de crédito para o fortalecimento das cooperativas do setor. As medidas foram anunciadas, ontem, pelo Planalto após reunião interministerial realizada especificamente para tratar das dificuldades da cadeia leiteira brasileira. As atribuições ficarão a cargo de um grupo de trabalho, criado para definir medidas de incentivo e ações de apoio para o segmento, especialmente para a agricultura familiar.

O colegiado, instituído pelo presidente da República em exercício Geraldo Alckmin, será oficializado por decreto e reunirá os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Agricultura e Pecuária; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Planejamento; da Fazenda; da Educação; da Saúde; da Casa Civil e da Justiça; além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

“A produção do leite é, hoje, o setor mais importante da agricultura familiar. É fundamental que o governo se debruce em medidas estruturantes para fortalecer a produção leiteira, aumentar a produtividade da cadeia, a renda dos produtores e manter essa importante atividade para o país”, disse Alckmin. O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar do Congresso Nacional, deputado Heitor Schuch, ressalta que a possibilidade de se ter uma subvenção vem numa hora boa. “Mas poderia ter sido antes pra garantir aos agricultores que produzem leite manter seus planteis e ter a complementação de preço”, pontua.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895