Brasil ultrapassa 100 focos de gripe aviária

Brasil ultrapassa 100 focos de gripe aviária

País registra 102 focos da doença, cem dos quais em aves silvestres, aponta Ministério da Agricultura

Correio do Povo

publicidade

O Brasil superou a marca dos cem casos de gripe aviária. Conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), até este domingo, o país contabilizava 102 registros oficiais da doença, cem dos quais confirmados em aves silvestres e dois em aves domésticas. 

O Rio Grande do Sul registrou um foco da doença até agora. O vírus H5N1 foi diagnosticado em um cisne de pescoço preto na Estação Ecológica do Taim (ESEC Taim), em Santa Vitória do Palmar. O foco resultou na mortantade de outros exemplares da mesma espécie na área e, após contornado, foi encerrado pelas autoridades sanitárias brasileiras. A patologia não chegou às criações comerciais e, atualmente, não há casos suspeitos em investigação nas criações gaúchas.

Os municípios que mais registram focos da influenza aviária, segundo o Mapa, estão nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O líder é Vila Velha (ES), com sete até agora. A segunda posição está com São João da Barra, no Rio de Janeiro, com seis. O município de Santos (SP) aponta na terceira colocação do painel oficial, com cinco focos até o momento. A quarta posição é ocupada por Itanhaém (SP),  Marataízes (ES), Ubatuba (SP) e Vitória (ES), com quatro registros cada Na sequência, vem Guaraqueçaba (PR), Paranaguá (PR), Pontal do Paraná (PR), São Francisco do Sul (SC) e São Sebastião (SP), com três focos cada um.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895