Domingos Velho Lopes recebe homenagem do Estado
Ex-secretário da Agricultura teve foto incluída em galeria de ex-comandantes da pasta que completa 88 anos nesta segunda-feira
publicidade
O ex-secretário de Estado da Agricultura Domingos Velho Lopes foi homenageado com a inclusão de sua foto na galeria de ex-comandantes da pasta, que teve seus 88 anos de existência comemorados na manhã desta segunda-feira, em Porto Alegre. O governador Eduardo Leite, secretários de Estado, deputados, representantes de entidades do setor produtivo e servidores públicos acompanharam o ato, realizado no espaço onde ocorre a feira agroecológica, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
Diretor vice-presidente da Federação da Agricultura (Farsul) e coordenador da Comissão de Meio Ambiente da entidade, Domingo Velho Lopes comandou a Seapi de abril de 2022 até a transição para o novo governo Leite, em 2023, passando o cargo para Giovani Feltes. Em sua manifestação, agradeceu o convite do ex-governador Ranolfo Vieira. “Foi um período muito profícuo”, resumiu. “Não foi uma missão fácil, porque, como todos sabem, eu venho da iniciativa privada, tenho minhas convicções, tenho minha agilidade nas minhas atitudes, mas sem sombra de dúvida foi profissionalmente a experiência mais interessante e exitosa que eu tive”, disse.
Agricultura de baixao carbono
O ex-secretário destacou o apoio da equipe de servidores e do governo para exercer suas funções e ressaltou a importância de o Estado reforçar o tema da agricultura de baixo carbono. “O Rio Grande do Sul é a maior e melhor agricultura sustentável e diversificada do mundo, e temos que bradar isso”, disse Lopes, ressaltando que o agro gaúcho exporta para mais de 200 países. “Só nós temos condições de aumentar não só o volume como o portfólio de produtos”, disse.
O ex-secretário elogiou a gestão do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), comandada por Rogério Kerber, presente ao evento. Destacou que o Fundesa se consolidou como um modelo a ser seguido, de gestão, celeridade e eficiência. “A sanidade no RS é o que é pelo trabalho dos servidores e pela gestão do Fundesa”, afirmou. Lopes reconheceu que o tema “ficou para trás” em sua gestão. ”Isso me preocupa, mas tomara que tenhamos competência e que o secretário Feltes consiga destravar os entraves dos fundos”, afirmou, sob aplausos.
Expointer
Lopes abordou ainda a Expointer, que bateu recordes em 2022, durante sua gestão, depois de um período de restrições pela pandemia de covid-19. Ele fez um apelo para o governo do Estado estar mais presente na feira, que considera a maior vitrine do país. “É o grande e maior evento do governo. As entidades são copartícipes, e o governo tem que estar lá, mostrar a união do que é este secretariado, esta capacidade intelectual que o governador detém em sua equipe”, salientou.
Ao final de sua fala, Lopes citou a presença do promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Ordem Urbanística e Questões Fundiárias (Caourb) do Ministério Público, e citou a necessidade de destravar questões jurídicas que envolvem o bioma Pampa, a irrigação e questões estruturantes no Estado.