17ª Fenasul e 44ª Expoleite apresentam campeãs do concurso leiteiro
Banho de leite coroou produções campeãs das raças Holandês e Jersey no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
publicidade
A 17ª Fenasul e 44ª Expoleite conheceram ontem as vacas campeãs do seu tradicional concurso leiteiro. Promovida pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Estado (Gadolando), a competição foi realizada na pista coberta do pavilhão de gado leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Após o anúncio das campeãs, houve o tradicional banho de leite dos produtores, no qual é utilizada uma mistura de leite de descarte (impróprio para o consumo humano), água morna e cal.
Os resultados do concurso foram obtidos após a realização de cinco ordenhas, descartando-se as duas maiores coletas na contagem final. Na categoria Vaca Jovem da raça holandesa, a vencedora foi a fêmea Festleite Ferraboli (box 423), que produziu 87,26 quilos de leite por dia no concurso, quebrando um recorde no novo regulamento do evento. Entre as vacas adultas, o título de Campeã ficou com Festleite P Ferraboli Supersire (box 407), com 80,09 quilos/dia. Ambos os animais são da Granja Ferraboli, de Anta Gorda.
O proprietário Diogo Ferraboli atribuiu o bom resultado no concurso à dieta diferenciada adotada para as vacas e ao trabalho eficiente da equipe de veterinários, preparadores e nutricionistas da propriedade, que tem produção diária de até 3,3 mil litros de leite. Segundo o pecuarista, a Ferraboli já havia saído premiada de concursos leiteiros na Expointer e na Fenasul Expoleite entre 2016 e 2018, mas nos últimos anos esteve afastada das disputas. "Para nós, é muito gratificante vencer com a vaca jovem e a adulta e ainda conseguir bater recorde", comentou.
Na disputa entre as vacas Jersey, a vencedora foi La Estancia Hera 5586 Texas (box 114), parceria entre a Cabanha Santa Clara, de Humaitá, e Ivan Rodrigues da Silva, com uma produção de 29,5 quilos de leite/dia. Na categoria Adulta, a vaca Gema Potência Harmonia (box 154), de Gerzi Ernesto e Angela Maraschin, de Santa Rosa, levou o primeiro lugar, com 49,7 quilos de leite/dia.
O equivalente à soma produzida pelos animais premiados foi doado pelos pecuaristas em caixas de leite de quatro marcas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e à Liga Feminina de Combate ao Câncer do município de Esteio.