Primeiro caso suspeito de gripe aviária em humanos é investigado pelo Ministério da Saúde
Homem de 61 anos, funcionário do parque no Espírito Santo onde foram detectadas três aves silvestres com a doença, apresenta sintomas gripais leves e está sendo monitorado
publicidade
O Ministério da Saúde confirmou a notificação de um caso suspeito de gripe aviária em humano, em Vitória, no Espírito Santo. O paciente é um homem de 61 anos, funcionário do parque ecológico capixada onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. Ele apresenta sintomas gripais leves e está em isolamento, monitorado por equipes de saúde do município.
Amostras do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise laboratorial. O ministério ressalta que não foram confirmados casos de H5N1 em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas.
Na última segunda-feira, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a detecção dos três primeiros casos do Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em três aves silvestres no litoral do Espírito Santo.