Uruguai anuncia que irá vacinar aves contra influenza
País vizinho espera importar 10 milhões de doses para imunizar 5 milhões de galinhas
publicidade
Na tarde desta quinta-feira (23), o Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, anunciou que o país optou por começar a vacinação obrigatória das aves da indústria contra o vírus causador da gripe aviária, o H5N1. O caso mais recente, e que motivou a escolha pela vacinação, ocorreu em aves de vida livre em um parque muito visitado por turistas na cidade de Trinidad, no departamento de Flores. O local foi fechado.
“Frente à ameaça epidemiológica que é produto da influenza aviária, o governo tomou a decisão de iniciar o processo de vacinação em função da recomendação do comitê de vacinas”, afirmou Mattos em entrevista coletiva. o governo espera importar 10 milhões de doses para vacinar cerca de 5 milhões de galinhas com duas aplicações, principalmente matrizes de postura e matrizes de corte. O Ministro estimou que as vacinas estarão no país em 20 dias.
Até o momento, o Uruguai já registrou sete focos da doença em cinco estados diferentes: Canelones, Flores, Maldonado, Montevideo y Tacuarembó, sendo este o mais próximo da fronteira com o Brasil. Nenhum dos casos registrados envolveu aves comerciais. Além do Uruguai, Equador e Peru são outros países da América do Sul que optaram por vacinar seus plantéis.
*Sob orintação de Nereida Vergara.