Aproveitamento da base do Inter ainda não alcançou a meta
Projeção inicial da direção colorada era de ter pelo menos quatro jogadores entre os titulares. No momento, são apenas dois
publicidade
Alessandro Barcellos, quando elegeu-se presidente do Inter, em dezembro de 2020, projetou um melhor aproveitamento dos jogadores formados no próprio clube. Era mais que uma meta, era uma promessa. Dois anos mais tarde, o Inter, por convicção, mas também por necessidade, acelera a utilização dos jovens, mas ainda está longe de atingir o objetivo proposto pelo presidente na eleição.
Em dezembro de 2020, Barcellos enviou ao CP um texto com o resumo de suas propostas. Sobre o aproveitamento da base, ele afirmou: “Nossas metas são claras para a base: representar 40% da equipe profissional e no mínimo quatro jogadores na equipe titular. A equipe de gestão será voltada a realizar esse projeto. Vencer com a identidade e a marca das categorias de base”. Neste momento, apenas o goleiro Keiller e o meio-campista Johnny são os titulares formados na base.
Ou seja, são dois, em vez de quatro. Por outro lado, dos 28 jogadores listados no site oficial do clube, 11 foram formados nas categorias inferiores, o que dá um percentual de 39,2%. Portanto, neste quesito, o Inter está próximo da meta.
Veja Também
- Inter: David entra na mira do Red Bull Bragantino
- No radar do Inter, Quintero não se acerta com Junior Barranquilla
Mas há muitos outros jovens que podem ascender ao longo da temporada. O plano de Mano Menezes é observar os garotos em alguns jogos do Campeonato Gaúcho, que começa no outro sábado (dia 21), contra o Juventude, no estádio Beira-Rio.
Algumas promessas, como o lateral Thauan Lara, o meia Estêvão e os volantes Lucas Ramos e Matheus Dias receberam várias chances em 2022, principalmente na reta final do Campeonato Brasileiro. Eles ganharam a confiança do técnico, que pediu que eles permanecessem para 2023 − não é incomum enviar os jovens para pegar experiência jogando em outros clubes.
Neste ano, já subiram mais dois jovens. O zagueiro Felipe e o centroavante Lucca participaram de alguns treinos com o time principal no ano passado, mas tinham idade para jogar a Copa São Paulo, agora. Porém, Mano não abriu mão da presença deles na pré-temporada. Eles ficaram em Porto Alegre e participam dos treinos que prepara o time colorado para o Gauchão.