Direção do Inter quer antecipar a definição do elenco para 2023
Mano chegou a revelar que plano inicial era ter o grupo fechado até o final de 2022
publicidade
O Inter não tem dinheiro, fatalmente perderá alguns jogadores após o Campeonato Brasileiro e, para se manter forte em 2023, terá que ir ao mercado novamente. Para se abastecer sem aprofundar o poço financeiro, o presidente Alessandro Barcellos aposta em um política de contratações que mescla agilidade com conhecimento de mercado.
Há alguns dias, Mano Menezes afirmou que o objetivo é ter o grupo fechado, com todas as contratações, até o final deste ano. Como o Brasileirão se encerra mais cedo, devido à Copa do Mundo, a volta das férias também ocorre antes, na segunda quinzena de dezembro. O Campeonato Gaúcho, que é a primeira competição da temporada, começa em 15 de janeiro.
Portanto, o executivo de futebol, William Thomas, e o Centro de Análise e Prospecção de Atletas (CAPA) trabalham no esquadrinhamento do mercado atrás de alternativas. As contratações feitas na última janela, como Wanderson, Carlos de Pena e Vitão, servem como modelo e inspiração, pois eram jogadores desconhecidos da maioria, não muito caros e bastante eficientes.
“Não posso detalhar muito o que vamos fazer, mas posso adiantar que já estamos fazendo uma série de avaliações. A realidade do Inter não é a de contratações milionárias. Então, precisamos estar na frente dos outros clubes nas análises e na busca por opções”, observou o presidente Alessandro Barcellos, após a vitória sobre o Ceará, quarta-feira, que selou a classificação do Inter direto para a fase de grupos da Libertadores.
Mano Menezes, por sua vez, disse que gostaria de contar com a base de grupo que tem hoje. Ou seja, minimizar as perdas de jogadores após o Campeonato Brasileiro. “A primeira coisa quando se tem um grupo de qualidade é não perder os seus jogadores. Esse é o primeiro passo. Dentro da nossa avaliação, manter a maioria dos nossos atuais jogadores é importante. Além disso, o ideal é aumentar a concorrência em algumas posições com algumas contratações pontuais”, disse.
As prospecções e até algumas negociações já foram iniciadas, mas os negócios só serão anunciadas após a disputa da última rodada do Brasileirão.