Por uma questão de pragmatismo, o Inter prioriza a Copa Sul-Americana. A razão é simples: em um torneio mata-mata, as suas chances de ser campeão jogando contra times mais fornidos financeiramente é, segundo a avaliação dos dirigentes, maior do que em uma competição longa e por pontos corridos, como o Brasileirão. Por isso, a ideia é usar as três próximas semanas para recuperar jogadores visando exatamente o primeiro jogo das quartas de final, contra o Melgar, dia 4 de agosto, em Arequipa, no Peru. A ideia é ter pelo menos quatro reforços para essa partida.
O Inter se aproximou ainda mais da liderança ao vencer o América-MG por 1 a 0 com gol nos acréscimos na noite desta segunda-feira. Virou o terceiro colocado, ficou a apenas três pontos do Palmeiras, e contou com tropeço do rival na rodada, que empatou em 0 a 0 com o Fortaleza, para encostar. O Atlético-MG, outro candidato ao título, também marcou passo ao ficar no 0 a 0 com o São Paulo.
Lesionados
A lista dos ausentes que deve voltar para fortalecer o time na Sul-Americana é grande e começa com Renê, que tem uma lesão muscular. Ele antecipou o retorno para jogar contra o Colo-Colo em Santiago, mas as dores voltaram e forçaram a sua saída no intervalo. Agora, só será utilizado quando estiver 100% pronto, o que deve demorar mais três semanas, aproximadamente. A mesma situação vive o também lateral Fabricio Bustos. Ele tinha indícios de desgaste muscular, mas atuou contra o Colo-Colo em Porto Alegre. Também foi substituído e deve demorar um período relativamente longo para voltar. A tendência é que esteja pronto antes do final do mês de julho.
Outros dois lesionados são Alan Patrick e Wanderson. O primeiro também jogou contra o Colo-Colo no Beira-Rio, na semana passada, mas assim como Renê, também precisou ser substituído por causa de um problema muscular. A previsão dos médicos é de seja necessário quatro semanas de recuperação, prazo que coincide com o jogo contra o Melgar. Por fim, há Wanderson. Ele sofreu uma lesão na partida contra o Botafogo, em 19 de junho, e já está correndo ao redor do gramado do CT Parque Gigante. Sua recuperação seguirá no ritmo normal, mas a chance de ele reforçar o Inter nas próximas partidas do Campeonato Brasileiro é grande.
Ou seja, se tudo der certo, contra o Melgar, Mano Menezes poderá contar com os acréscimos de Alan Patrick, Renê, Wanderson e Fabrício Bustos.