Nacional, Metropolitanos e Independiente Medellín: Conheça os adversários do Inter na Libertadores
Colorado busca o tricampeonato da América em 2023
publicidade
Em sorteio realizado na segunda-feira, em Luque, no Paraguai, o Inter conheceu os primeiros adversários na Libertadores 2023. Velho conhecido de outras edições, o Nacional, do Uruguai, mais uma vez aparece no caminho Colorado. O estreante Metropolitanos, da Venezuela, e o Independiente Medellín, da Colômbia, fecham o grupo B da competição continental.
Nacional-URU
Tricampeão da Libertadores, o Nacional chega para a sua 50ª participação na principal competição do continente Sul-Americano. Os “Bolsos”, como são conhecidos, estão presentes em campanhas coloradas na disputa pela América. Em 1980, derrotou o Inter na final. Em 2006, no primeiro título do clube gaúcho, foi rival na primeira fase e nas oitavas de final. Já em 2019, na última vez em que se enfrentaram, o Colorado levou a melhor nas oitavas de final.
Campeão nacional em 2022, o Nacional não vive seu melhor momento nesta temporada. Recentemente, perdeu a Supercopa do Uruguai para o Liverpool e passou por uma troca no comando. Álvaro Gutiérrez substituiu o demitido Ricardo Zielinski. O novo técnico prioriza a organização do time primeiro pela defesa.
Na terceira colocação do Campeonato Uruguaio, os Bolsos contam com o goleiro Sérgio Rochet, titular da seleção local na Copa do Mundo do Catar. Na zaga, Diego Polenta, que chegou a ser especulado no Colorado entre 2017 e 2018, é titular. No comando de ataque, o principal destaque é Emmanuel Gigliotti. Aos 35 anos, o ex-jogador do Independiente, da Argentina, marcou três gols em nove jogos neste ano.
Time base: Sergio Rochet; Leandro Losano, Fabian Nogueira, Diego Polenta e Camilo Candido; Leandro Lozano, Diego Zabala, Gaston Pereiro, Yonathan Rodríguez e Federico Martínez; Emmanuel Gigliotti.
Metropolitanos-VEN
Estreante na maior competição do continente, o Metropolitanos tem apenas 11 anos de existência. O clube venezuelano, que também disputou a Sul-Americana 2022, chega como o atual campeão nacional.
O Metropolitanos manteve a base da equipe do ano passado, porém tem péssimo início de temporada. No Campeonato Venezuelano, ocupa a penúltima colocação, com apenas quatro pontos, um a mais que o lanterna Universidad Central de Venezuela.
O principal nome da equipe comandada por José María Morr, que está há três anos no cargo, é o centroavante Charlis Ortíz, de 36 anos. Com passagens por Deportivo Táchira, Anzoatégui e La Guaira, o jogador marcou onze gols na temporada passada. Neste ano, soma apenas uma bola na rede em seis jogos.
Time base: Giancarlo Schiavone; Christian Camarillo, Andrés Ferro, Steven Pabón e Néstor Cova; Christian Larotonda, Edwin Laszo, Carlos Cermeño, Robinson Flores, Freddy Vargas e Charlis Ortíz.
Independiente Medellín-COL
Muda o ano, muda a competição, mas o Independiente Medellín segue no caminho colorado. Como em 2022, as duas equipes voltam a se enfrentar em uma fase de grupos, só que dessa vez da Libertadores.
Na temporada passada, os comandados de Mano Menezes caíram no grupo dos colombianos na Sul-Americana. Os dois confrontos terminaram com vitória gaúcha: 1 a 0, em Pereira, com gol de Alemão, e 2 a 0, no Beira-Rio, com gols de Edenilson.
Em 2023, o DIM faz um campeonato colombiano bem modesto. Sob o comando de David González, aparece apenas na 11° colocação, com 10 pontos. Nas fases preliminares da Libertadores, superou El Nacional, do Equador, e Magallanes, do Chile. O principal destaque da equipe é o atacante Luciano Pons. Na atual temporada, ele disputou 13 jogos, com quatro gols marcados e três assistências distribuídas.
Time base: Andrés Mosquera; Jordy Monroy, Victor Moreno, Andrés Cadavid e Daniel Londoño; Daniel Torres, Jaime Alvarado, Felipe Pardo, Miguel Monsalve e Batalla; Luciano Pons.