Grêmio vence CSA na Arena e abre contagem regressiva para voltar à Série A
Com a vitória, Tricolor segue na vice-liderança da Série B e tem sete pontos de vantagem na zona do acesso
publicidade
A tensão da Série B parece estar chegando ao fim para a torcida do Grêmio. Sem sustos, o Tricolor venceu o CSA por 2 a 0 na noite desta terça-feira, na Arena, pela 33ª rodada, e encaminhou de vez seu retorno para a Série A. Com a vitória, o Tricolor segue na vice-liderança da Série B, soma 56 pontos, e tem sete pontos de vantagem na zona do acesso - com cinco jogos faltando para o fim.
No retorno dos titulares, a equipe de Renato Portaluppi consolidou a vitória rapidamente em dois gols de cabeça. O volante Lucas Leiva e o atacante Diego Souza anotaram os tentos na etapa inicial. Depois da vantagem, o time administrou o resultado e ainda obrigou o goleiro Marcelo Carné a fazer diversas defesas para evitar maior prejuízo.
Veja Também
- Renato nega acesso do Grêmio garantido e pede foco até o fim da Série B: "Se bobear, vai sair"
- Romildo vê jogo com Londrina como crucial para acesso do Grêmio e define: "Temos que pontuar"
- Vasco vira nos acréscimos sobre o Operário e segue firme no G-4 da Série B
- Sport vence o Brusque fora de casa e fica a três pontos do G4 da Série B
Na próxima rodada, o adversário será o Londrina, no sábado, às 16h30min, no Estádio do Café. Os rivais até a reta final, além dos paranaenses, são: Bahia, Náutico, Tombense e Brusque. A expectativa é que com quatro pontos nestes duelos o acesso seja matemático.
Vantagem vem pelo alto
A fragilidade do CSA foi aproveitada com louvor pelo Grêmio nos primeiros minutos. Em atuação segura, o Tricolor - com a volta dos titulares - não precisou de muitos minutos para assustar. Logo no primeiro giro do cronômetro, o atacante Guilherme soltou a bomba da entrada da área e obrigou Marcelo Carné a fazer boa defesa.
O gol inaugural veio aos 13 minutos. Em lance ensaiado, o lateral Edilson cruzou na área e o volante Lucas Leiva, fazendo as vias de centroavante, apareceu para testar no fundo das redes. A pressão seguiu e a vantagem foi ampliada. Novamente em cruzamento. Desta vez, coube ao lateral Diogo Barbosa, pela esquerda, encontrar a cabeça de Diego Souza. O artilheiro foi inapelável e garantiu o 2 a 0.
A superioridade no placar poderia até ser maior. Não fosse a boa defesa de Carné após tabela de Biel e Diego Souza aos 22 minutos. O goleiro fechou bem o ângulo. Conforme o jogo andava, a equipe de Renato reduzia sua voltagem e deixava os alagoanos ganharem campo. Em cruzamentos da direita, o CSA tentou assustar, mas não conseguiu e o Grêmio foi vencendo por 2 a 0.
Tricolor administra
Sem mudanças, o Grêmio insistiu na mesma receita e quase rendeu frutos na arrancada do segundo tempo. Diogo Barbosa chegou na linha de fundo e Lucas Leiva testou para fora. O CSA teve maior controle de jogo, trocava mais passes e tinha maior espaço para atacar. No entanto, faltava inspiração.
Diego Souza deixou o campo reclamando de dores na panturrilha. Elkeson entrou aos 9 minutos. Apesar do ritmo menor, as oportunidades gremistas iam aparecendo. Aos 13, Bitello e Biel tabelaram e o meia finalizou. O goleiro espalmou. Renato promoveu mais trocas aos 22 minutos. Lucas Leiva e Guilherme deixaram o gramado para as entradas de Thiago Santos e Thaciano.
O avançar do relógio fez o Tricolor administrar a vantagem e rodar seu elenco. Os alagoanos até tentavam. Porém, quase não finalizaram na meta do goleiro Brenno. Quando apertou, o Grêmio assustou. Aos 35 minutos, Thaciano encontrou a trave em cruzamento de Bitello da esquerda. Aos 40 minutos, novas trocas: Biel e Edilson saíram, Nicolas e Leo Gomes entraram. Aí, foi só defender e garantir os três pontos. O Tricolor está voltando para a Série A.
Brasileirão Série B - 33ª rodada
Grêmio 2
Brenno; Edilson (Nicolas), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello e Lucas Leiva (Thaciano); Biel (Leo Gomes), Guilherme (Thiago Santos) e Diego Souza (Elkeson). Técnico: Renato Portaluppi.
CSA 0
Marcelo Carné; Lucas Marques (Rogério), Guilherme Paraíba, Lucão e Felipe Augusto (Edson); Ferreira (Giva), Rickson e Gabriel; Igor Inocêncio, Lourenço e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Roberto Fernandes.
Gols: Lucas Leiva (13min/1°T) Diego Souza (19min/1°T)
Cartões amarelos: Rickson, Felipe Augusto e Ferreira (CSA) Elkeson (Grêmio)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN-Fifa)
Data e hora: 04 de outubro, terça-feira, às 19h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 13.999 torcedores.