Grêmio precisa lidar com preocupações defensivas e ofensivas antes de novo confronto pela Série B
Bola aérea da zaga é um dos problemas que Roger precisará resolver até o jogo contra o Guarani
publicidade
Os resultados do andamento da 21ª rodada não foram favoráveis ao Grêmio, que deixou a vice-liderança. O técnico Roger Machado tem uma semana livre de trabalho até enfrentar o Guarani, na sexta-feira, no Brinco de Ouro da Princesa e precisa resolver alguns problemas de ordens defensiva e ofensiva.
Um deles é a bola aérea defensiva, apesar de ter a melhor defesa do campeonato até aqui, sendo vazada apenas sete vezes. Porém, das vezes em que a bola entrou nas redes do Tricolor, parte delas foram pelo alto. No últimos três jogos, o Grêmio levou gols duas vezes, contra o Brusque e Ponte Preta, ambos de cabeça dos adversários.
O passes certos e as finalizações também são motivo de preocupação para a comissão técnica. O ataque tricolor tem dificuldades com a pontaria. Dos 21 gols marcado até aqui pelo Tricolor, dez são de responsabilidade de Diego Souza, o que evidencia as dificuldades dos colegas do setor. No último trabalho antes da pausa no final de semana, ontem, pôde-se notar as orientações de Roger Machado para melhorar o passe, fazendo atividades de pressão e marcação alta.
As dificuldades no setor ofensivo têm repercutido nos resultados de campo, principalmente quando o assunto são os jogos longe da Arena. Se tivesse conquistado os últimos seis pontos como visitante, a equipe de Roger Machado teria se aproximado mais do líder Cruzeiro, sem ser ameaçado pelos outros times do G-4, como o próprio cruzmaltino e o Bahia.
Até aqui, a equipe venceu apenas uma partida fora de casa, contra o Operário, na 4ª rodada. O feito completará um turno inteiro na 23ª rodada. A ausência de pontos longe da Arena é um dos pontos que o técnico Roger Machado terá tempo para aprimorar nos próximos dias.
Na segunda-feira, o time retomará os treinamentos, com mais intensidade e o retornos de jogadores poupados até aqui, como Pedro Geromel. Desde a representação, na última quinta-feira, após o empate com a Chapecoense, o zagueiro vem realizando trabalhos com redução de carga, que faz parte do planejamento da sua preparação física para evitar desgastes.