Grêmio: Suárez cumpre promessa feita na chegada ao classificar clube para Libertadores
Centroavante foi fundamental para campanha gremista no Campeonato Brasileiro
publicidade
A passagem de Suárez pela Arena chegou ao fim na vitória sobre o Vasco por 1 a 0. Essa relação, que durou toda a temporada de 2023, deixou momentos inesquecíveis para o torcedor tricolor. Foram 18 gols marcados pelo craque uruguaio no estádio gremista, entre Recopa Gaúcha, Gauchão, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. “Desde o primeiro dia que cheguei aqui, eu disse que queria celebrar grandes coisas com o Grêmio e devolver o clube para onde ele deveria estar”, disse o camisa 9 em entrevista coletiva no domingo.
Tudo começou no dia 17 de janeiro, na decisão da Recopa Gaúcha. O cartão de visitas foi o melhor possível: três gols, conquista sobre o São Luiz e muita festa para os mais de 49 mil torcedores presentes no estádio. Era o indício de que Luisito seria primordial para o Tricolor tentar atingir os objetivos no ano que voltava da Série B. Mesmo que não tenha sido o artilheiro do Campeonato Gaúcho, o camisa 9 contribuiu com cinco gols dentro de casa.
Sendo um deles o que assegurou o hexacampeonato do Grêmio. Diante do Caxias, sofreu e converteu o pênalti para garantir a vitória por 1 a 0, na Arena.
Na Copa do Brasil, foram duas bolas na rede. Em uma delas, evitou que o Tricolor fosse derrotado pelo Cruzeiro no primeiro jogo das oitavas de final. Assim como em outros momentos, a qualidade do uruguaio prevaleceu quando o coletiva não funcionava.
No Brasileirão, a genialidade de Suárez fez com que o clube sempre brigasse na parte de cima da tabela. Com oito gols marcados na Arena − são 15 no total −, o Pistolero ajudou o Tricolor a atingir o principal objetivo: a vaga para a Libertadores 2024. Por isso, o atleta acredita que os feitos dessa temporada devem ser exaltados: “Nós temos que nos sentir orgulhosos do trabalho que fizemos nesse ano. Torcedor tem que pensar que no ano que vem o Grêmio vai estar na Libertadores”.
A partir de quinta-feira, com o término da temporada, a direção do Grêmio vai buscar um substituto para Suárez. Porém, dificilmente vai encontrar alguém à altura de um dos maiores centroavantes do século 21.