Grêmio é derrotado pelo lanterna Vasco e perde a chance de voltar ao G-4
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio é derrotado pelo lanterna Vasco e perde a chance de voltar ao G-4

Tricolor não conseguiu se impor diante de um adversário fraco e com o estádio São Januário vazio

Correio do Povo

Grêmio estaciona nos 30 pontos e não ingressa no G-4

publicidade

Em um jogo onde o Grêmio foi melhor no primeiro tempo e o Vasco no segundo, mas com pouco futebol, o Tricolor sofreu uma derrota frustrante por 1 a 0 neste domingo. O gol do time da casa veio aos 35 minutos da segunda etapa com o atacante argentino Vegetti, de cabeça. Com a derrota o Grêmio perde a chance de ingressar no G-4 e estaciona nos 30 pontos e na 6ª colocação. Foi o castigo por não pressionar um adversário abatido e sequer sem a vantagem de mandante, com o estádio de São Januário vazio por punição.

O Grêmio agora tem a semana cheia para treinar até o próximo jogo. No domingo que vem, o Tricolor recebe o Fluminense na Arena, no famoso jogo dos 6 pontos, já que o time do Rio é o 3º colocado com 1 ponto a mais que o time gaúcho. 

Primeiro tempo sem gols

O Grêmio entrou em campo no Rio sabendo que poderia acabar o domingo pelo menos em 3º lugar no Brasileirão. Com a vitória do Fluminense sobre o Palmeiras por 2 a 1 na noite de sábado, o caminho ficou aberto para o Tricolor ultrapassar os dois clubes que tem 31 pontos na Tabela. Para isso, Renato Portaluppi escalou o time com dois zagueiros, diferente da formação que vinha utilizando nos últimos meses. No lugar de um dos defensores entrou Ferreira no ataque ao lado de Luis Suárez.

Sem Kannemann e Cristaldo lesionados, Portaluppi optou por Bruno Alves e Bruno Uvini na dupla de zaga com Nathan no meio campo ao lado de Bitello, Villasanti e Carballo. E o Grêmio foi melhor na primeira etapa. Tendo Bitello como principal jogador do meio campo, fazendo tabelas com Ferreira e Suárez, o Grêmio criou algumas boas oportunidades de gol. Diante do último colocado, contudo, pressionou pouco e desperdiçou a chance de abrir escore.

E foi o Vasco que chegou pela primeira vez no ataque. Aos 6 minutos, Gabriel Pec, pela esquerda, foi acionado por Orellano e cruzou para a área, mas o camisa 9, Sebastián Ferreira não chegou a tempo de encostar a bola para o gol. Aos 9, o Grêmio respondeu com Suárez. O uruguaio recebeu de Bitello, livre na entrada da área e chutou firme para o gol , obrigando Leo Jardim a fazer uma bela defesa.

Aos 23 minutos Nathan fez um corta luz no passe de João Pedro e deixou Ferreira livre no meio do gol para a conclusão. Porém, o camisa 10 chutou sem força para fora. A essa altura, o Grêmio já dominava o campo de jogo porém não conseguia entrar dentro da área.

A alternativa foi chutar de fora da área, mas sem sucesso. Aos 41 minutos, o Vasco quase abriu o placar em uma jogada de bola parada, após uma falta. Paulinho cobrou e Grando falhou na saída e afastou mal a bola. No rebote, Zé Gabriel chutou para o gol mas a bola passa raspando a trave e vai para fora. No minuto seguinte, o Tricolor respondeu com Suárez, em mais um chute de fora da área. O uruguaio recebeu de Carballo e de fora da área disparou um foguete para o gol. Atento, Leo Jardim espalmou para a fora. E foi isso na primeira etapa que acabou sem gols, apesar do bom jogo.

Vasco melhor na segunda etapa

O Vasco começou melhor a segunda etapa e assim como no primeiro tempo, a primeira chance clara de gol foi carioca, logo aos dois minutos com Gabriel Pec. Após uma troca de passes, Paulinho o atacante livre que saiu cara a cara com o Gabriel Grando, porém na hora do chute foi travado por João Pedro.

Mesmo depois do lance, a equipe carioca continuou melhor tendo mais posse de bola, principalmente no campo de ataque. Aos 15 minutos, Renato mexeu na equipe do Grêmio. Foram sacados Nathan e Ferreira. No lugar entraram Gustavinho e Lucas Besozzi. No entanto, as substituições não surtiram muito efeito. Aos 25 minutos o Vasco teve outra grande chance. Paulinho tocou para Verreti que chutou cruzado para o gol, obrigando Grando a fazer uma bela defesa.

Três minutos depois, Grando novamente salvou o Grêmio em chute de Miranda. No minuto seguinte, Renato voltou a mexer na equipe colocando o volante Mila e o zagueiro Gustavo Martins. Saíram Carballo e Bitello. As substituições continuram sem efeito. Aos 35, veio o gol do Vasco. Vegetti aproveitou o cruzamento de Gabriel Pec e cabeceou para o gol, abrindo o marcador. Depois disso, o Grêmio foi para o ataque, mas sem sucesso.  

Aos 46 minutos, o Grêmio ainda teve a chance de empatar com Gustavinho. Na cobrança de escanteio, a bola sobrou livre para o atacante que acabou furando. Aos 49, a última chance. Suárez enquadrou o corpo na segunda trave e mandou o voleio, obrigando o goleiro Leo Jardim a uma grande defesa. Foi a última chance da partida, que terminou com derrota gremista no Rio de Janeiro. 

Veja Também

Campeonato Brasileiro 2023 - 18ª rodada

Vasco 1 
Léo Jardim; Robson Bambu (Miranda), Zé Gabriel, Léo  Lucas Piton; Medel, Paulinho, Praxedes (Marlon Gomes), Orellano (Erick Marcus); Gabriel Pec (Figueiredo) e Sebastián Ferreira (Vegetti). Técnico: Ramón Diáz

Grêmio 0
Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Uvini (André), Bruno Alves e Reinaldo; Carballo(Mila), Villasanti, Nathan (Lucas Besozzi) ; Ferreira (Gustavinho), Bitello(Gustavo Martins) e Suárez

Cartões Amarelos: Praxedes (Vasco) e Reinaldo (Grêmio) 
Técnico: Renato Portaluppi.Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG-Fifa) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG-Fifa)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV de quarta-feira, 13 de dezembro

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP de terça, 12 de dezembro: veja jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895