Renato terá três jogos para reanimar o Grêmio até novo jogo contra o Flamengo
Tricolor buscará diminuir distância para o Botafogo no Brasileirão
publicidade
Virar a chave e focar no Brasileirão. É com esse lema que o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, conduzirá a equipe até o segundo jogo da decisão pela Copa do Brasil, no dia 16 de agosto, no estádio Maracanã no Rio de Janeiro. “Ficou difícil. Não vou dizer que é impossível conseguirmos a classificação, mas desde já eu falo que é bastante difícil reverter”, declarou após a derrota contra o Flamengo, na primeira partida do confronto pela vaga na final da Copa do Brasil.
Ainda que a distância em relação ao líder Botafogo seja grande, de 11 pontos, Portaluppi acredita que o Grêmio está na disputa e que o Brasileirão passa a ser a prioridade. “Eu acho que o nosso maior objetivo agora é o Campeonato Brasileiro. É brigar pelo título".
E, para se aproximar do clube carioca na tabela, o Grêmio terá três jogos pela frente, dois fora de casa e um na Arena. O primeiro confronto será contra o Goiás. Com 15 pontos, o time goiano briga para não ser rebaixado. Das quatro vitórias que a equipe tem no Brasileirão, duas foram dentro de casa: contra o Corinthians e Botafogo. É uma boa oportunidade para o Grêmio, já que jogando em casa, o time goiano mais perdeu do que ganhou.
Depois, o Tricolor vai ao Rio de Janeiro pegar o lanterna Vasco da Gama. Afundado na crise, o time carioca conquistou apenas uma vitória no seu estádio o São Januário: venceu o Cuiabá, por 1 a 0 no dia 26 de junho. De lá para cá, foram três derrotas, duas dentro de casa.
Por último, antes do segundo jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil, o Grêmio receberá na Arena o Fluminense. O que pode ser bom para o time de Renato Portaluppi, é o fato de que o Tricolor carioca não terá descanso até o jogo do dia 13 de agosto. O time carioca tem dois jogos decisivos pela frente, contra a equipe do Argentinos Júniors pela Libertadores da América. O segundo confronto, no dia 8 de agosto no Maracanã, será apenas cinco dias antes do jogo contra o Grêmio.
Já o Botafogo, tem três partidas pelo Brasileirão e mais duas pela Copa Sul-Americana, até o fim do primeiro turno. Se mantiver o planejamento que vem fazendo, a equipe carioca irá priorizar os jogos do nacional e escalar times mistos para a Copa. Pelo Brasileirão, serão dois jogos dentro de casa e um fora. No próximo domingo, a Estrela Solitária recebe o Coritiba no estádio Nilton Santos no Rio. A equipe paranaense também luta contra o rebaixamento, na 18ª posição com 14 pontos.
Depois, o líder do Brasileirão vai ao Mineirão, em Belo Horizonte, encarar o Cruzeiro, e, por fim, recebe o Inter no estádio Nilton Santos no jogo em que encerra o primeiro turno da competição. Entre esses confrontos, o Fogão encara o Guaraní, do Paraguai, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, nos dias 2 e 9 de agosto.
Se reduzir a vantagem para o líder, o Grêmio entra de vez na briga pelo título, umas vez que tem um jogo a menos. O confronto contra o Corinthians, pela 15ª rodada, teve de ser adiado pois a equipe paulista disputa a Copa do Brasil e a Sul-Americana. A partida ainda não teve a data remarcada.
Campanha surpreendente
Retornando da Série B, e com uma mudança em cerca de 60% no elenco de jogadores, o Grêmio faz uma campanha surpreendente. “O Grêmio está na vice-liderança do Brasileiro, muita gente achou que o Grêmio iria brigar para não cair”, ressaltou Portaluppi que exaltou a temporada da equipe até aqui. “Ganhamos o Estadual e a Recopa (Gaúcha). Estamos em segundo lugar no Brasileiro e na semifinal da Copa do Brasil”, frisou ele.