Grêmio segura pressão e vence Atlético Mineiro por 1 a 0 na Arena
Com vitória, Tricolor retoma a vice-liderança do Brasileirão, dez pontos atrás do líder Botafogo
publicidade
Em meio ao turbulento momento envolvendo o centroavante Luis Suárez, o Grêmio fez valer a força da torcida na Arena e venceu o Atlético Mineiro, por 1 a 0, na noite deste sábado, pela 15ª rodada. Com a vitória, o Tricolor retomou a vice-liderança do Brasileirão, com 29 pontos, dez atrás do líder isolado Botafogo.
O time de Renato Portaluppi abriu o placar cedo e na estrela do jovem Ronald, de 20 anos. Com Villasanti como desfalque de última hora, o volante mostrou que aproveitaria a chance e marcou de cabeça logo aos 10 minutos após cobrança de escanteio.
A vantagem fez a equipe gremista recuar e ser pressionada pelo Galo no restante do tempo. O goleiro Grando fez belas defesas. Aos 36, o centroavante Alan Kardec empatou. No entanto, o VAR flagrou impedimento em lance bastante ajustado.
Agora, o foco do Grêmio passa a ser o duelo diante do Flamengo, na Arena, quarta-feira, pela ida das semifinais da Copa do Brasil.
A incógnita Suárez
Envolvido numa possível transferência para o Inter Miami, o centroavante Luis Suárez, que não foi relacionado, acompanhou a partida de um camarote. Nas redes sociais, o uruguaio manifestou apoio aos companheiros. Mais cedo, Renato repetiu suas entrevistas sobre o tema: "Essa novela tem que acabar até o dia 2". O jornalista argentino, Gastón Edul, aponta que as negociações entre norte-americanos e direção gaúcha estão acontecendo.
Ronald e Grando aparecem bem
Além da ausência de Suárez e toda tensão que sua incerta permanência no clube gera, o Grêmio não pode contar também com Villasanti. Os escolhidos foram os jovens Ronald e André Henrique. Justamente o volante foi o responsável por abrir o marcador. Após cruzamento de Cristaldo, Ronald apareceu bem no meio da área para tocar de cabeça no fundo da rede aos 10 minutos.
Logo depois do gol, o Tricolor quase ampliou. Em rápido ataque, André encontrou Bitello no meio da área. O chute parou em cima da defesa em duas oportunidades. Com o susto, o Atlético passou a controlar o jogo, trocar passes e ter maior ímpeto ofensivo.
As saídas de ataque gremista vinham através de chutões dos laterais e tinham pouca eficiência. No Galo, velocidade pelas pontas. Aí, foi a vez do goleiro Gabriel Grando aparecer. Aos 37 minutos, Paulinho apareceu livre para tocar de cabeça. Bem posicionado, Grando encaixou.
Os 5 minutos de acréscimos duraram uma eternidade para os gremistas. Aos 47, Pavón entrou livre pelo meio e bateu colocado para boa defesa de Grando. Na sequência, a pressão seguiu e o meia argentino soltou uma bomba de fora da área que o arqueiro buscou no ângulo.
VAR salva
Ambos times voltaram sem alterações. A pressão atleticana veio reduzida e o Grêmio encontrou mais espaços para contragolpear no começo da segunda etapa. Responsável por substituir Luis Suárez, André Henrique fez uma partida discreta e deixou o campo aos 16.
Outro jovem, Freddy Noguera foi o escolhido. Aos 20, Grando apareceu bem mais uma vez. Novamente testado por Pavón em chute cruzado. Ferreira e Mila ganharam as vagas de Bitello e Ronald. Mila já mostrou suas credenciais em chute por cima do gol após bom lance individual de Ferreira.
Na reta final, o Atlético se lançou para o ataque e empatou com Alan Kardec de cabeça, aos 36. Para sorte gremista, o VAR flagrou um impedimento muito ajustado e invalidou o gol. Se sofreu pressão durante todo o jogo, nos acréscimos não foi diferente. Todo no ataque, o Galo insistiu em cruzamentos e jogadas de velocidade. Para alegrias dos mais de 37 mil gremistas nas arquibancadas, a defesa levou a melhor e a vitória foi garantida.
Campeonato Brasileiro 2023 - 16ª rodada
Grêmio 1
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Ronald (Ferreira), Carballo, Bitello (Bitello) e Reinaldo; Cristaldo (Iturbe) e André Henrique (Freddy Noguera). Técnico: Renato Portaluppi.
Atlético-MG 0
Everson; Mariano (Saravia), Lemos, Igor Rabello e Rubens (Pedrinho); Battaglia, Otávio e Igor Gomes (Alan Kardec); Pavón (Alisson), Hulk e Paulinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Ronald (10min/1°T).
Cartões amarelos: Bruno Uvini e Reinaldo (Grêmio) Rubens (Atlético)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SC) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)
Data e hora: 22/07, sábado, às 21h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Público: 37.085 torcedores.