Grêmio tem chance de retomar antigo desenho tático diante do América-MG
Com escassez de opções na defesa, Renato poderá montar meio-campo fortalecido na marcação ou mais criativo
publicidade
O jogo contra o América-MG na quinta-feira, às 19h, na Arena, na retomada do Campeonato Brasileiro, pode ser a brecha para o Grêmio voltar a usar o antigo desenho tático com mais jogadores no meio-campo do que na zaga, caso este seja o desejo do técnico Renato Portaluppi.
Na prática, Renato conta com mais alternativas para o setor, se comparado com a defesa. Ele pode ganhar um fortalecimento na marcação ou ter maior poder de criação, dependendo das escolhas que fizer. Villasanti e Carballo estão nas seleções paraguaia e uruguaia e ainda não há anúncio de que eles sejam aproveitados para o confronto.
Renato tem demonstrado satisfação com o uso de três zagueiros nos últimos jogos do Grêmio. Os resultados recentes, inclusive, sustentam a ideia da continuidade do esquema. As ausências de Kannemann e Bruno Uvini suspensos, porém, podem fazer o treinador repensar. Caso opte pela manutenção do trio defensivo, Gustavo Martins e Natã são os nomes da vez para compor o setor com Bruno Alves.
Curiosamente, os dois jovens da base gremista atuaram juntos duas vezes na atual temporada. Ainda no Gauchão formaram a dupla de zaga nos empates sem gols fora de casa contra São Luiz e Ypiranga, ambas as partidas da primeira fase do Campeonato Gaúcho quando foi a campo um time reserva. Gustavo Martins foi escolhido em um número maior de oportunidades até aqui. São dez partidas contra apenas duas do colega de função. Ele foi titular na vitória contra o Athletico Paranaense na Baixada, formando o trio com Bruno Alves e Bruno Uvini.