Grêmio volta ao G4 do Brasileirão quase mil dias depois
Última vez que Tricolor ingressou na zona mais cobiçada da competição foi em 2010
publicidade
Com a vitória de virada contra o São Paulo, o Grêmio voltou a encerrar uma rodada do Brasileirão no G-4 após 30 meses. A última vez que isso havia acontecido foi no dia 6 de dezembro de 2020, há 910 dias. Após isso, o time não retornou à zona naquela edição e, no ano seguinte, passou o campeonato inteiro em outra zona, a de rebaixamento.
A chegada do Tricolor ao quarto lugar na tabela, com 17 pontos, só foi possível com três vitórias consecutivas (Inter, Athletico-PR e São Paulo). Em comum a esses jogos, a implementação do esquema com três zagueiros, que melhorou a consistência defensiva e a efetividade no ataque. Contra o Tricolor paulista, essa formação foi fundamental para que Reinaldo aparecesse na área e marcasse o gol que garantiu os três pontos. “Muitas vezes ter dois zagueiros é mais defensivo do que ter três. Com esse esquema, o Reinaldo teve liberdade para avançar e fazer o gol”, pontuou Renato Portaluppi na entrevista coletiva no domingo.
Se há pontos positivos com três defensores, há um, em especial, que pode ser considerado negativo e tem margem para ser corrigido. Com o resultado construído ainda no primeiro tempo, o Grêmio deu a bola ao São Paulo na etapa final e, na linguagem do futebol, teve que "saber sofrer" para garantir a vitória em Porto Alegre. Segundo Renato Portaluppi, essa melhora passa pela contratação de jogadores com velocidade na próxima janela de transferências.
Assim, a equipe até poderia dar a bola ao adversário, mas teria os contragolpes com mais frequência. “Para não sofrermos, precisamos do jogador de velocidade, todos os clubes tem esse jogador. No momento que tivermos esse jogador, sempre que recuperarmos a bola teremos velocidade para sair de trás e daremos trabalho”, explicou após o jogo o técnico gremista.
Com uma semana sem jogos, a equipe terá tempo para descansar e pensar no próximo adversário pelo Campeonato Brasileiro. No domingo, às 18h30min, o Tricolor enfrenta o Flamengo, no Maracanã, pela 10ª rodada. Para esse confronto no Rio de Janeiro, o único desfalque já confirmado é Reinaldo, que vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Diogo Barbosa e Cuiabano são as opções para o setor. Já Fábio e Suárez deixaram o jogo contra os paulistas com dores e serão reavaliados pelo departamento médico.