Com brilho de Messi, Argentina goleia Croácia e está na final da Copa do Mundo
Após placar de 3 a 0 nesta terça-feira, os hermanos buscam o tricampeonato mundial no Catar
publicidade
A Argentina está de volta a uma final de Copa do Mundo após oito anos. Nesta terça-feira, os hermanos não tomaram conhecimento e golearam a Croácia por 3 a 0, no estádio Lusail, em Daayen, no Catar. Os gols foram marcados por Messi e Julián Álvarez, duas vezes — o segundo em jogada magistral do camisa 10 argentino.
Agora, os comandados de Lionel Scaloni esperam pelo vencedor de França x Marrocos, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h, para enfrentar na final e tentar buscar o tricampeonato mundial. O perdedor dessa partida vai encarar a Croácia na disputa pelo terceiro lugar.
Argentina abre boa vantagem
Favorita para o confronto, a Argentina iniciou o jogo com mais posse de bola. Porém, logo o bom meio-campo da Croácia tomou as rédeas e passou a trocar passes para administrar o ímpeto inicial dos hermanos. Os primeiros 20 minutos foram de pouca emoção para ambos os lados.
A primeira finalização perigosa da partida aconteceu aos 24. Enzo Fernández recebeu na intermediária e finalizou no canto esquerdo de Livakovic, que voou e espalmou para para fora da área. Sete minutos depois, na segunda chegada, a Argentina conseguiu um pênalti. Julián Álvarez recebeu em velocidade, invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro da Croácia após dar um leve toque na bola. O árbitro não teve dúvidas e marcou penalidade. Na cobrança, aos 33, Messi bateu firme no ângulo esquerdo, sem chances para Livakovic, 1 a 0. O camisa 10 se tornou o maior artilheiro da Argentina em Copas do Mundo.
Messi comemora o gol marcado de pênalti (Foto: JACK GUEZ / AFP)
Com o gol sofrido, a Croácia adiantou as linhas da equipe e partiu em busca do empate. Porém, deixou espaços na zaga e os hermanos aproveitaram aos 38 minutos. Em contragolpe fulminante, Julián Álvarez partiu do campo de ataque, passou por Juranovic e Sosa, e finalizou na saída de Livakovic, 2 a 0.
O terceiro gol argentino quase saiu aos 41. Após cobrança de escanteio da esquerda, Mac Allister desviou de cabeça na primeira trave e Livakovic fez uma excelente defesa. Três minutos depois, a Croácia teve a melhor chance na etapa inicial. Juranovic recebeu de Modric pela direita e cruzou rasteiro. Kramaric desviou e Martínez fez grande defesa.
O brilho do craque liquida
Com o resultado adverso, o técnico Zlatko Dalic voltou para a etapa final com duas substituições. Orsic e Vlasic entraram nos lugares de Sosa e Pasalic, respectivamente. A equipe croata passou a ter mais posse de bola no ataque, enquanto os argentinos trataram de se fechar na defesa e buscar os contragolpes.
Aos 12, Messi quase deixou a sua marca pela segunda vez. O camisa 10 fez jogada individual na entrada da área, tabelou com o companheiro, recebeu na grande área e finalizou para ótima defesa de Livakovic.
Mesmo com dores no posterior da coxa, Messi voltou a resolver aos 23 minutos. Em jogada magistral pela direita, o gênio argentino passou como quis por Gvardiol, invadiu a área e rolou para Julian Álvarez. O camisa 9 completou para o fundo das redes e marcou seu segundo gol na partida: 3 a 0 para os hermanos e vaga garantida na final do Mundial no Catar.
Aos 37, Dybala deu um belíssimo passe de cavadinha para Mac Allister dentro da área. O camisa 20 finalizou de primeira, e a bola passou perto da trave esquerda de Livakovic, quase o quarto gol dos sul-americanos. Dois minutos depois, a Croácia teve a chance de descontar, mas Lovren não conseguiu completar cruzamento para o fundo das redes.
Veja Também
Copa do Mundo 2022 - Semifinal
Argentina 3
Emiliano Martínez; Molina (Foyht), Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; Paredes (Lisandro Martínez), Rodrigo de Paul (Palacios), Enzo Fernández e Mac Allister (Ángel Correa); Messi e Julián Álvarez (Dybala). Técnico: Lionel Scaloni.
Croácia 0
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Orsic); Brozovic (Petkovic), Modric (Majer) e Kovacic, Pasalic (Vlasic) e Perisic; Kramaric (Livaja)
Gols: Messi, aos 33 minutos do primeiro tempo, e Julián Álvarez, aos 38 minutos do primeiro tempo e aos 23 minutos do segundo tempo (A)
Cartões amarelos: Cristian Romero e Otamendi (A); Livakovic e Kovacic (C):
Árbitro: Daniele Orsato (Itália-Fifa)
Assistentes: Ciro Carbone (Itália-Fifa) e Alessandro Giallatini (Itália-Fifa)
VAR: Massimiliano Irrati (Itália-Fifa)
Data e hora: 13/12, terça-feira, às 16h
Local: Estádio Lusail, em Daayen (QA)