Japão vira o jogo para cima da Alemanha e se transforma na segunda zebra da Copa
Doan e Asano marcaram na vitória de 2 a 1 no estádio International Khalifa
publicidade
Apareceu mais uma zebra no Catar. Após a Argentina perder para a Arábia Saudita, hoje foi a vez da Alemanha levar uma virada do Japão, por 2 a 1, pelo Grupo E. Depois de pouco mais 90 minutos de um jogo eletrizante, as duas equipes protagonizaram uma das partidas mais emocionantes da Copa. Isso porque, o placar ficou indefinido até os minutos finais da partida, quando a zaga japonesa construiu um muro em frente a goleira impedindo o empate da Alemanha. O placar foi aberto por Gündogan, mas Doan e Asano decretaram a vitória nipônica estádio International Khalifa.
Domínio alemão e vantagem
O primeiro tempo foi de domínio alemão, que mantinha a posse de bola enquanto o Japão marcava forte e especulava os contra-ataques. Apesar do predomínio germânico, quem quase abriu o placar foi o Japão. Aos 7 minutos, a equipe oriental encaixou um belo contra-ataque e Maeda concluiu para as redes da meta de Neuer. Porém, o atacante japonês estava impedido no momento do passe e teve seu gol anulado.
Depois disso, os alemães mandaram no jogo e criaram diversas oportunidades. Quando a bola não foi para fora, como em uma cabeçada do zagueiro Rüdiger, o goleiro Gonda impediu o gol alemão. Tanta pressão deu resultado. Ao 30 minutos o árbitro marcou pênalti de Gonda no lateral Raum.
Gündogan bateu com categoria e abriu o placar. O revés não alterou muito a dinâmica da partida, que continuou com a Alemanha tocando a bola e criando chances com Kimmich aos 41 e Musiala aos 44 minutos. Já no acréscimos, Havertz ampliou para a Alemanha, mas teve seu gol anulado após marcação de impedimento.
Seleção alemã celebra o primeiro gol do jogo / Foto: Anne-Christine Poujoulat / AFP / CP
Valentia japonesa e virada histórica
Se a primeira etapa foi boa, a segunda foi ainda melhor. Não houve tempo para respirar. O Japão mexeu na escalação, quando entrou Tomiyasuo no lugar do meio-campo Kubo. A alteração deu resultado. Mesmo assim, a Alemanha ainda estava melhor e que criou diversas oportunidades de ampliar o placar. Logo aos 5 minuto,s Musiala quase fez um golaço, após passar pela zaga japonesa e chutar por cima do gol.
Aos 11 minutos, as mudanças que mudariam a história do jogo. O técnico Hajime Moriaysu colocou Asano e Mitoma em campo. As substituições surtiram efeito e apesar de sofrer com os ataque alemães, o Japão respondia. Aos 14 minutos Gündogan colocou a bola na trave.
No minuto seguinte, a resposta veio com Mitoma. Aos 21, a Alemanha mexeu no seu meio campo e caiu de produção. Entraram Hofmann e Goretzka no lugar de Thomas Müller e Gündogan.
Aos 25 minutos, um dos tantos momentos chaves da partida, brilhou a estrela do goleiro Gonda. A Alemanha quase ampliou o placar, mas esbarrou no goleiro que fez quatro defesas em sequência. As intervenções foram fundamentais para o que aconteceria minutos depois. Aos 29 minutos, após mais uma investida do Japão, o goleiro Neuer deu rebote e Doan aproveitou. Era o empate. Quem achou que o jogo iria acalmar, errou feio.
Doan comemora o gol de empate do Japão / Foto: Anne-Christine Poujoulat / AFP
Oito minutos depois, Asano virou a partida com um belo chute cruzado sem chances para o goleiro alemão. Era a virada e festa da torcida nipônica no estádio Internacional Khalifa. Depois disso, o que se viu foi uma tentativa frustrada de um empate. No final do jogo, até Neuer foi para a área para tentar o cabeceio, mas não teve sucesso. O feito histórico já estava sacramentado: vitória do Japão.
Asano chuta para assegurar a vitória do Japão / Foto: Jewel Samad / AFP / CP
Com o péssimo resultado, a Alemanha vive mais um drama seguido em Copa do Mundo. Após ser eliminada em 2018, na primeira fase, a tetracampeã precisará de uma reação para sobreviver no Mundial.
A seleção alemã agora encara a Espanha no próximo domingo, às 16h, horário de Brasília. Já o Japão enfrenta a Costa Rica no mesmo dia às 7h também pelo horário oficial brasileiro. Se vencer, a equipe oriental estará classificada e deixará a segunda vaga para as outras três seleções.
Copa do Mundo 2022 - Grupo E
Alemanha 1
Neuer; Schlotterbeck, Sule, Rudiger e Raum; Kimmich e Gundogan; Gnabry, Muller e Musiala; Havertz.Técnico: Hansi Flick
Japão 2
Gonda; Sakai, Yoshida, Itakura e Nagatomo; Endo, Tanaka, Kamada e Kubo; Ito e Maeda. Técnico: Hajime Moriyasu
Local: Estádio Internacional Khalifa, em Doha (QAT)
Horário: às 10h (de Brasília)
Árbitro: Iván Barton (SLV)
Assistentes: David Morán (SLV) e (SUR)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)