Copa do Mundo: K-pop, rap e duelo entre Catar e Equador marcam abertura
Cerimônia de Abertura acontece neste domingo, a partir das 12h, no estádio Al Bayt, em Al Khor
publicidade
Após doze anos de espera, preparação e polêmicas, o pontapé inicial da Copa do Mundo no Catar será dado neste domingo, às 13h, no duelo entre a seleção local e o Equador, pelo Grupo A, no estádio Al Bayt, em Al Khor. Antes, a Fifa e o governo prepararam a tradicional Cerimônia de Abertura, que tem como participações confirmadas o astro do K-pop, o sul-coreano Jung Kook, e o rapper Lil Baby.
A entidade mantém o suspense sobre as outras atrações. A participação de Jung Kook, que pertence ao grupo fenômeno musical BTS, fez a participação de todos integrantes ser especulada. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, deverá fazer o tradicional discurso, junto de autoridades locais. É a primeira vez que um país arábe sedia um Mundial.
• Acompanhe a Abertura da Copa do Mundo em tempo real
Depois dos shows, é o momento da bola rola para Catar e Equador. A partida e o cerimonial foram antecipados em um dia e são o único compromisso do evento no domingo. O Mundial no país árabe foi recheado de críticas, especialmente pelas restrições impostas pelo governo catari. Na sexta-feira, a Fifa divulgou que o consumo de bebidas alcoólicas será restrito e por tempo determinado. Na última semana, o Correio do Povo realizou um especial sobre o processo de escolha, os costumes e o choque cultural entre o Ocidente e Oriente. Ouça aqui a Trilogia Catar 2022.
Arte: Vincent Lefai, Sabrina Blanchard, Jean-Michel Cornu, Maria-Cecilia Rezende
Estreia para o Catar, regresso para o Equador
A expectativa é de casa lotada pelos catari. Será a primeira participação da Seleção Catari em um Mundial. A classificação veio justamente por ser o time local. Em preparação para 2022, o Catar chegou a jogar a Copa América, vencida pelo Brasil, e foi eliminada na fase de grupos. Em um dos duelos, foram derrotados por 2 a 0 pela Argentina na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O Equador, por sua vez, conseguiu a quarta vaga das Eliminatórias Sul-Americanas. É a 4ª vez que os equatorianos chegam em um Mundial. A última vez foi em 2014, no Brasil. O melhor resultado foi as oitavas de final em 2006. Nos meses que antecederam a Copa, a Seleção Equatoriana se viu envolvida em uma polêmica junto à Fifa.
O país foi acusado de ter escalado o lateral Bryan Castillo de maneira irregular. Interessado na vaga, o Chile alegou que o jogador teria nascido na Colômbia. Ele não foi convocado para o Mundial e acusação não teve prosseguimento. Holanda e Senegal completam o Grupo A. O duelo entre eles acontece na segunda-feira, 13h.
Copa do Mundo - Abertura - Grupo A
Catar
Al-Sheeb; Miguel, Al-Wari, Salman, Hassan, Ahmed; Hatem, Boudiaf; Al-Haydos; Ali, Afif. Técnico: Felix Sanchez Bas.
Equador
Dominguez; Preciado, Torres, Hincapie, Estupinan; Gruezo, Caicedo, Cifuentes; Plata, Valencia, Ibarra. Técnico: Gustavo Julio Alfaro
Data: domingo, 20 de novembro de 2022
Horário: 13h (de Brasília).
Local: Al Bayt Stadium – Al Khor, Qatar.