Equador desiste de levar Byron Castillo à Copa por temer "sanções injustas"

Equador desiste de levar Byron Castillo à Copa por temer "sanções injustas"

Federações do Chile e do Peru denunciaram Castillo primeiro perante a Fifa e depois perante o TAS

AFP

Byron Castillo está fora da Copa do Mundo

publicidade

O Equador retirou Byron Castillo de sua lista de convocados para a Copa do Mundo do Catar-2022 devido ao risco de ser submetido a "sanções injustas", disse nesta terça-feira o órgão máximo do futebol equatoriano, que já sofre do TAS a perda de três pontos na próxima eliminatória sul-americana. 

"Dado o risco de sofrer sanções injustas novamente, a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) é obrigada a não incluir o jogador Byron Castillo Segura na lista final que foi apresentada à Fifa", explicou a organização em um comunicado.

Além disso descreveu como "arbitrária" e "sem base legal" a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que também aplicou uma multa em dinheiro à FEF. 

A Federação argumentou que o caso foi avaliado por juízes equatorianos, "que em quatro oportunidades deram razão ao jogador, e são as únicas autoridades competentes em nosso país para dirimir esta controvérsia”. As federações do Chile e do Peru denunciaram Castillo primeiro perante a Fifa e depois perante o TAS, a quem apontam de ser colombiano. 

A Fifa decidiu duas vezes a favor do Equador, mas o TAS considerou que a FEF usou "um documento que continha informações falsas" (passaporte de Castillo).

No entanto, o Tribunal acrescentou que o jogador “estava apto para participar na fase preliminar de classificação” para a Copa do Catar-2022, uma vez que reconhece que a nacionalidade de um jogador "é determinada pela legislação nacional". 

A FEF avaliou que esta resolução "semeia ilegitimamente uma dúvida quanto ao conteúdo" do passaporte de Castillo, o que "poderia comprometer não só o desempenho da seleção neste Mundial, como até mesmo comprometer sua participação na próxima edição". 

A "Tricolor", comandada pelo argentino Gustavo Alfaro, viajou nesta terça-feira para sua quarta Copa do Mundo, no Catar, para começar a concentração para o jogo de abertura, no dia 20 de novembro, em que enfrentará o anfitrião do Mundial.

Castillo, que disputou oito partidas pelas eliminatórias, postou uma foto da seleção equatoriana nos 'stories' de seu Instagram nesta terça. 

"Vamos com fé. Aposto tudo em vocês. Meu sonho não acaba aqui, sigo de pé e firme contra tudo", escreveu o lateral. 

O Equador está no Grupo A da Copa do Mundo, junto com Catar, Holanda e Senegal.

Confira os convocados do Equador: 

Goleiros: Alexander Domínguez (LDU), Hernán Galíndez (Aucas) e Moisés Ramírez (Independiente del Valle);

Defensores: Piero Hincapié (Bayer Leverkusen), Félix Torres (Santos Laguna), Robert Arboleda (São Paulo), Xavier Arreaga (Seattle Sounders), Jackson Porozo (Troyes), Angelo Preciado (Genk), Pervis Estupiñán (Brighton), William Pacho (Royal Antwerp) e Diego Palacios (LAFC);

Meio-Campistas: Moisés Caicedo (Brighton), Carlos Gruezo (Augsburgo), Jhegson Méndez (LAFC), Alan Franco (Talleres), José Cifuentes (LAFC), Ángel Mena (León), Gonzalo Plata (Valladolid), Jeremy Sarmiento (Brighton), Romario Ibarra (Pachuca) e Ayrton Preciado (Santos);

Atacantes: Énner Valencia (Fenerbahçe), Michael Estrada (Cruz Azul), Djorkaeff Reasco (Newell's Old Boys) e Kevin Rodríguez (Imbabura).

Veja Também


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV de quarta-feira, 13 de dezembro

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP de terça, 12 de dezembro: veja jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895