CBF pode aumentar limite de estrangeiros por partida em competições nacionais
São Paulo enviou ofício à entidade com a solicitação; Grêmio e Inter estão de olho
publicidade
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara um estudo para apresentar em um Conselho Técnico sobre a ampliação do número de estrangeiros por partida em competições nacionais, de cinco para sete atletas. A ideia é levar o tema para votação.
🚨 CBF prepara estudo para apresentar em Conselho Técnico sobre a ampliação do número de estrangeiros nas partidas nacionais.
— Guaíba Esporte (@GuaibaEsporte) February 2, 2023
👀 O estudo é conduzido pelo departamento de Registro e Transferência e pelo jurídico da CBF. A ideia é levar o tema para votação.
🎤 @paulo_nunes8 pic.twitter.com/3di8W2YgHw
O assunto entrou em pauta definitivamente após alguns clubes se manifestarem a favor da mudança de regra em relação aos jogadores estrangeiros. O São Paulo, que tem oito jogadores nascidos fora do Brasil, foi um desses times que enviaram um ofício à entidade máxima do futebol brasileiro com essa solicitação.
O Inter e o Grêmio estão de olho. Enquanto o Colorado tem três jogadores estrangeiros, o Tricolor conta seis atletas nascidos fora do Brasil. Até por isso, o técnico Renato Portaluppi tem deixado sempre um dos "gringos" fora da lista dos relacionados.
Hoje, o artigo 42 do Regulamento Geral de Competições da CBF diz que "os Clubes poderão relacionar nas súmulas de cada partida até 5 (cinco) atletas estrangeiros, excepcionados os registrados como refugiados que, para efeitos das competições coordenadas pela CBF, equiparam-se aos atletas nacionais, sem nenhuma restrição de direitos".