Apesar da guerra, Campeonato Ucraniano deve ser retomado em agosto
Ministro de Esportes do país, Vadym Gutsait, projetou para o dia 23 de agosto a retomada do esporte na Ucrânia
publicidade
A Ucrânia iniciará a nova temporada de seu campeonato de futebol em 23 de agosto, apesar da invasão do Exército russo. O anúncio foi feito pelo ministro dos Esportes, Vadym Gutsait, nesta segunda-feira. "O campeonato de futebol ucraniano começará em 23 de agosto", informou Gutsait, via Facebook. "Concordamos em elaborar (...) o processo para organizar e realizar as competições sob a lei marcial", acrescentou.
Apesar da retomada, a medida não deve afetar os jogadores do Inter que estão no Beira-Rio via suspensão de contratos da Fifa. Carlos De Pena e Wanderson estão garantidos em Porto Alegre pelo menos até o final da temporada. O zagueiro Vitão acertou sua sequência até junho de 2023.
Em abril passado, os clubes ucranianos decidiram encerrar a temporada em curso, deixando o título vago, em consequência da situação de guerra no país. O ministro especificou que todas as partidas da nova temporada serão disputadas em território ucraniano, sem espectadores e respeitando todas as medidas de segurança. "Durante os bombardeios, as partidas vão parar e os jogadores, treinadores e corpos técnicos terão de ir rapidamente para um abrigo", completou Gutsait.
Muitas infraestruturas de futebol, como estádios e campos de treino, foram danificadas pelos ataques russos na Ucrânia, e boa parte dos estrangeiros que atuavam nos clubes do país abandonaram suas equipes após o início da ofensiva de Moscou, em 24 de fevereiro.