COI apoiará Peng Shuai se pedir uma investigação

COI apoiará Peng Shuai se pedir uma investigação

Tenista havia acusado no início de novembro um ex-vice-primeiro-ministro chinês de tê-la obrigado a manter uma relação sexual

AFP

COI diz que apoiará Peng Shuai

publicidade

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou nesta quinta-feira (3) que a entidade "apoiará" a tenista chinesa Peng Shuai se ela exigir a abertura de uma investigação sobre as acusações de relação sexual forçada que fez contra um político chinês. "Se quer uma investigação (sobre as acusações), certamente a apoiaremos, mas a decisão deve ser dela, é a vida dela, são as acusações dela. Tivemos as acusações e também ouvimos a retirada das acusações", declarou Bach em entrevista coletiva às vésperas da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de 2022.

O dirigente confirmou que vai se reunir, sem revelar a data, com a tenista e que Peng Shuai "vai entrar na bolha sanitária" em que devem permanecer todos os participantes (atletas, integrantes de comissões técnicas, profissionais da imprensa e dirigentes) dos Jogos de Inverno de 2022 (4-20 de fevereiro).

"Não é apenas um sinal de respeito, é uma necessidade para respeitá-la, ouvi-la e saber como enxerga a situação, como deseja viver sua vida. É o que tentamos descobrir passo a passo", acrescentou. "Vamos continuar nossas conversas e saberemos melhor como se sente física e mentalmente quando nos encontrarmos pessoalmente", insistiu o presidente do COI, que já conversou por videoconferência com Peng Shuai.

"Estas (ligações por videoconferência) não podem substituir o encontro presencial. Sabemos, pelo que nos disse, que mora aqui em Pequim. Ela afirmou que tem total liberdade de movimento e passa um tempo com sua família e amigos", completou Bach.

Peng Shuai havia acusado no início de novembro um ex-vice-primeiro-ministro chinês de tê-la obrigado a manter uma relação sexual durante um caso que durou vários anos. Após a publicação da denúncia nas redes sociais, rapidamente apagada da internet chinesa, a tenista desapareceu, o que provocou preocupação no mundo do tênis e do esporte.

A atleta apareceu depois em vídeos nos quais acompanhava eventos esportivos, sem dissipar os temores sobre sua total liberdade.

Veja Também


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV de quarta-feira, 13 de dezembro

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP de terça, 12 de dezembro: veja jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895