Thiago Monteiro derrota número 33 do mundo e avança à segunda rodada em Roland Garros

Thiago Monteiro derrota número 33 do mundo e avança à segunda rodada em Roland Garros

Cearense de 26 anos é o único brasileiro na chave de simples do Grand Slam

AE

Thiago Monteiro avançou de fase em Roland Garros

publicidade

Único tenista brasileiro na chave de simples em Roland Garros, Grand Slam que está sendo disputado em Paris, na França, Thiago Monteiro conseguiu nesta terça-feira uma importante vitória em sua estreia. O cearense de 26 anos e 84º do ranking derrotou o georgiano Nikoloz Basilashvili, cabeça de chave número 31 e 33º do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/4 e 6/2, em 2h05min. Foi dominante a partida inteira e não teve seu saque quebrado.

"Foi uma estreia muito boa, sem dúvidas. Estou muito feliz pela consistência apresentada e por ter conseguido jogar com autoridade. O Basilashvili é um cara bastante agressivo, não é fácil enfrentá-lo. Você precisa estar no jogo a todo momento. Consegui dominar, impor um jogo agressivo, sacar bem e me manter competitivo o tempo inteiro", comentou o tenista número um do Brasil.

Esta foi a terceira vitória de Thiago Monteiro em chaves principais de Grand Slam, sendo que as duas anteriores aconteceram ainda em 2017, nas estreias de Roland Garros e Wimbledon. Ele participa de seu 10º torneio deste nível. O triunfo rende mais 45 pontos no ranking da ATP ao brasileiro, que tem como melhor momento a 74ª colocação em 2017.

"Estou muito feliz de voltar a vencer num Grand Slam. Eu sentia que estava treinando em alto nível, mas nos jogos os resultados acabavam escapando por uma pequena inconsistência. Hoje (terça-feira) consegui colocar os treinos em prática e joguei muito sólido", comemorou o brasileiro.

Em termos de ranking dos adversários, a vitória em Paris foi a terceira melhor para Thiago Monteiro na temporada de 2020. Ele derrotou o croata Borna Coric, 31º do mundo, no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e bateu o argentino Guido Pella, 26º, no Rio Open - esses dois torneios foram disputados antes da paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus. Neste ano tem agora sete vitórias em chaves principais de ATP e mais nove em torneios de nível Challenger - na semana passada foi finalista de Forli, no saibro italiano.

Além do bom resultado na estreia, Thiago Monteiro tem uma chave favorável para tentar uma campanha ainda melhor em Roland Garros. Seu próximo adversário será o norte-americano Marcos Giron, 96º do ranking, que bateu o francês Quentin Halys, 202º colocado, por 3 sets a 2, com parciais de 7/5, 3/6, 6/7 (5/7), 7/5 e 8/6. E com a eliminação precoce do russo Daniil Medvedev, cabeça 4, pode enfrentar o húngaro Marton Fucsovics ou o espanhol Albert Ramos Viñolas em uma eventual terceira rodada.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV de quarta-feira, 13 de dezembro

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP de terça, 12 de dezembro: veja jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895